Os usuários do Google Shopping – aquela aba que aparece entre “Imagens”, “Notícias” etc quando você pesquisa algo – nos EUA podem acessar, a partir desta quarta-feira (14), uma prova virtual de roupas. Usando IA (inteligência artificial), ela exibe, de forma realista, como uma peça fica numa seleção de modelos humanos reais.
Para quem tem pressa:
Esses modelos têm vários tons de pele, etnias, tipos de cabelo e formas de corpo, variando em tamanho entre XXS e 4XL. A ideia é ajudar os usuários a ver como uma peça de roupa ficará num tipo de corpo semelhante ao seu.
IA do Google e roupas
Inicialmente, apenas blusas femininas de uma seleção de marcas – por exemplo: H&M, Anthropologie, Everlane e Loft – estarão disponíveis para a experiência virtual. Mas o Google informou que peças masculinas e “outras roupas” estarão disponíveis ainda em 2023.
O recurso de visualização mais precisa das peças de roupa foi projetado para ajudar os compradores a evitar decepções. Segundo a empresa, 59% dos compradores online ficam desapontados com a compra de roupas porque esperavam que ficasse diferente em seus corpos – e 42% não se sentem representados por modelos de roupas online.
A nova experiência de teste virtual do Google Shopping usa um modelo de IA generativa baseado em difusão. Ele é treinado adicionando ruído gaussiano (pixels essencialmente aleatórios) a uma imagem. Assim, ele aprende a removê-los para gerar imagens realistas.
O processo permite que a IA da empresa represente de forma realista como uma peça de roupa enrugaria, armaria, dobraria, agarraria e esticaria na variedade disponível de diversos modelos, independentemente do ângulo ou pose em que estiverem.
Para deixar claro: os modelos que aparecem no Google Shopping não são gerados por IA – a IA é simplesmente usada para moldar as roupas em torno das imagens desses modelos humanos.
Outra novidade
Novos filtros também chegam ao Google Shopping nesta quarta. Esses foram projetados para ajudar os usuários a fazer buscas mais específicas por produtos. Por exemplo: uma alternativa semelhante, mas mais barata, a uma camisa ou jaqueta.
Os algoritmos de aprendizado de máquina e correspondência visual permitem que os usuários refinem detalhes como cor, estilo e estampas em várias lojas de roupas on-line para encontrar um item que melhor atenda às suas necessidades.
O recurso já está disponível nas listas de produtos no Google Shopping e é igualmente limitado a blusas – o Google não mencionou quando isso será expandido para outros tipos de vestuário.
Com informações do Google
Fonte: Olhar Digital
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