A Comissão Europeia apresentou uma nova denúncia antitruste contra o Google. O alvo da vez é o negócio de publicidade online da empresa. 

Os reguladores dizem que o Google abusou por quase dez anos da sua posição dominante no mercado de anúncios. Se for considerado culpado, a gigante das buscas pode ser obrigada a vender parte do negócio, considerado a principal fonte de receitas da big tech.

Nossa preocupação é que o Google possa ter usado sua posição no mercado para favorecer seus próprios serviços (…) O Google está em todas as partes dessa cadeia de valor. A nosso ver, eles detêm uma posição dominante tanto no lado da venda quanto no lado da compra (de anúncios)

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão responsável pela política de concorrência.

A Comissão diz ainda que o Google “abusou da sua posição dominante” desde pelo menos 2014, favorecendo sua própria plataforma de anúncios.

Vale lembrar que a Comissão já multou o Google outras três vezes, mas até então impôs soluções mais brandas ou apenas mudanças nas práticas comerciais, nada tão radical assim.

O que pode acontecer

Resposta do Google

Em comunicado, o vice-presidente de anúncios globais do Google, Dan Taylor, disse que discorda da posição da Comissão.

Nossas ferramentas de tecnologia de publicidade ajudam sites e aplicativos a financiar seu conteúdo e permitem que empresas de todos os tamanhos alcancem novos clientes de maneira eficaz. A investigação da Comissão se concentra em um aspecto restrito de nosso negócio de publicidade e não é nova. Não concordamos com a opinião e responderemos de acordo.

Dan Taylor, vice-presidente de anúncios globais do Google

Segundo o Bloomberg, os negócios de publicidade do Google renderam cerca de US$ 225 bilhões para o caixa da empresa em 2022, cerca de 80% de sua receita anual, ou seja, uma derrota pode causar um golpe significativo no caixa do Google. 

Embate de longa data

Com informações da European Comission