Os executivos da Toyota defenderam por muito tempo os híbridos e eram contra a rápida adoção dos carros elétricos. Agora, parece que o cenário está mudando. A gigante japonesa tem um plano ambiciosos para fabricar e vender milhões de EVs até o fim da década.
O diretor de tecnologia da empresa, Hiroki Nakajima, garantiu que a montadora atingirá sua meta de vender 1,5 milhão de EVs até 2026. O comentário foi feito no centro de pesquisa da Toyota, perto do Monte Fuji, no Japão, onde a empresa mostrou suas últimas novidades para o segmento na semana passada.
O que você precisa saber
Esses são objetivos otimistas, considerando que a Toyota vendeu apenas 38 mil carros elétricos no último ano fiscal (que terminou em março de 2023). Como comparativo, a montadora levou duas décadas desde a introdução do híbrido Prius em 1997 para vender 1,5 milhões de carros eletrificados (a maioria híbridos).
Nakajima foi menos otimista para a meta de vendas para o fim da década, citando requisitos regulatórios como um dos obstáculos. “É um futuro muito distante (…) ainda estamos tentando avaliar se isso vai acontecer”, disse.
Takero Kato, líder da divisão de baterias da Toyota, por sua vez, disse que os números “não são inatingíveis” e os compradores devem esperar um ritmo mais acelerado de lançamentos nos próximos anos.
Por fim, a Toyota, assim como a Tesla, também trabalha com fornecedores para simplificar as estruturas da carroceria que sustentam seus veículos, usando muito menos peças de metal e deixando os carros menos caros para concorrer também no preço final.
Com informações do Bloomberg
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários