Depois de quase três décadas longe de casa, o fóssil do dinossauro Ubiraja jubatus finalmente retornou ao Ceará, onde foi encontrado pela primeira vez. A peça, que estava ilegalmente na Alemanha desde 1995, desembarcou em Fortaleza na quarta-feira (14), onde foi recebida com solenidade no Palácio da Abolição, sede do governo do estado.

Trajeto do Ubiraja jubatus desde que chegou ao Brasil

Representação artística do dinossauro Ubirajara jubatus. Crédito: Bob Nicholls / Paleocreations.com 2020

Importância do resgate histórico para o Brasil

Durante a cerimônia de recepção do fóssil, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, falou sobre a importância do resgate histórico da relíquia para o país.

O local desse fóssil é onde ele viveu, e ele viveu no Cariri cearense. Em uma época onde tem gente que acha que a Terra é plana, isso (resgate histórico) vai criando em nós cultura e valorização do patrimônio. Aqui neste canto temos a capacidade de construir conhecimento. É um primeiro passo: outros fósseis serão recuperados.

Elmano de Freitas, governador do Ceará

Freitas agradeceu os profissionais envolvidos na recuperação da peça e enalteceu o papel do item na cultura local. Ele ainda revelou que o estado está em negociação com a França para a repatriação de outro fóssil. “Autoestima para o nosso povo. Uma peça que representa 110 milhões de anos da nossa história. Recuperar esse fóssil é muito importante”.

Após 28 anos, o fóssil carinhosamente chamado de “Bira” retornou ao lar. Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil

Relembre o caso

Ilustração do artista digital André Martins, representando o retorno do dinossauro brasileiro Ubirajara jubatus. Crédito: Reprodução Twitter @kadeauxmartins