Depois de quase três décadas longe de casa, o fóssil do dinossauro Ubiraja jubatus finalmente retornou ao Ceará, onde foi encontrado pela primeira vez. A peça, que estava ilegalmente na Alemanha desde 1995, desembarcou em Fortaleza na quarta-feira (14), onde foi recebida com solenidade no Palácio da Abolição, sede do governo do estado.
Trajeto do Ubiraja jubatus desde que chegou ao Brasil
Importância do resgate histórico para o Brasil
Durante a cerimônia de recepção do fóssil, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, falou sobre a importância do resgate histórico da relíquia para o país.
O local desse fóssil é onde ele viveu, e ele viveu no Cariri cearense. Em uma época onde tem gente que acha que a Terra é plana, isso (resgate histórico) vai criando em nós cultura e valorização do patrimônio. Aqui neste canto temos a capacidade de construir conhecimento. É um primeiro passo: outros fósseis serão recuperados.
Elmano de Freitas, governador do Ceará
Freitas agradeceu os profissionais envolvidos na recuperação da peça e enalteceu o papel do item na cultura local. Ele ainda revelou que o estado está em negociação com a França para a repatriação de outro fóssil. “Autoestima para o nosso povo. Uma peça que representa 110 milhões de anos da nossa história. Recuperar esse fóssil é muito importante”.
Relembre o caso
Fonte: Olhar Digital
Comentários