O Home Theater (ou “cinema em casa”, em tradução livre) é um equipamento de som robusto, desenvolvido para aumentar a imersão sonora de um ambiente durante a exibição de filmes. Indicado, principalmente, para os cinéfilos de plantão, o Home Theater é bastante utilizado para quem deseja ter a experiência de cinema no conforto de casa, mas sem diminuir a qualidade do som. A seguir, confira mais informações sobre a tecnologia.
Como funciona o sistema de som do Home Theater?
Há no mercado inúmeros modelos de Home Theater: dos mais robustos e caros aos mais compactos e acessíveis. Embora preço nem sempre signifique qualidade, os modelos mais caros costumam ter caixas de som maiores e mais potentes, o que influencia diretamente na imersão do filme exibido na TV.
De maneira geral, o Home Theater é formado por caixas de som acústicas e um receiver. Este último é um dispositivo que conecta, de forma eficiente, todas as caixas de som em um único sistema de comando, quase como se fosse um cérebro: o item recepciona os sinais de áudio e vídeo, e os reproduz para tela e caixas de som. Dentre os aparelhos que podem ser conectados a ele, estão televisores, projetores, notebooks, consoles de videogame, e até alguns aparelhos de DVD.
O diferencial deste sistema é a tecnologia utilizada para a propagação: o som Surround. Esta técnica utiliza vários canais para transmitir o som de vários direções diferentes, o que permite uma experiência 3D de imersão, aumentando o realismo e, convenientemente, melhorando a experiência do usuário.
Qual a melhor potência para Home Theater?
A resposta para esta pergunta dependo muito do tipo de ambiente onde o sistema será instalado, como lugares apertados e abafados, ou grandes e ventilados. Isso porque o tamanho do ambiente, a quantidade de móveis, e as janelas e portas abertas ou fechadas impactam diretamente na propagação do som, responsável por fornecer maior imersão. Mas, de forma geral, uma potência de 100W costuma ser o suficiente para ambientes pequenos, enquanto mais de 300W é indicado para cômodos maiores.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários