Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Resiliente, Croácia tenta coroar segunda geração de craques com Liga das Nações

15/06/2023 às 06:59
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A seleção da Croácia já deu provas de resiliência repetidas vezes. Nas semifinais da Liga das Nações, diante da Holanda, a receita se renovou com a vaga na decisão regada a sofrimento. 

Depois de sair atrás, os croatas viraram o confronto e, quando tudo parecia encaminhado, Noa Lang empatou o duelo nos acréscimos. Na prorrogação, a Croácia ficou novamente em vantagem com golaço de Petkovic e Luka Modric definiu a classificação.

Bater a Holanda na casa do Feyenoord, o De Kuip, era algo que ainda não havia acontecido neste século. Desde o ano de 2000, em revés contra Portugal, os holandeses somavam 22 jogos de invencibilidade no estádio.

Em sua segunda geração de ouro, a Croácia segue se intrometendo entre os gigantes da Europa e do Mundo. O terceiro lugar logo em sua primeira disputa de Copa do Mundo, em 1998, foi apenas o início para o pequeno país apaixonado pelo futebol.

Duas décadas depois, os croatas voltaram à final de um Mundial com a trajetória que agora estamos acostumados a ver. As classificações vieram com vitórias nos pênaltis, nas oitavas e quartas, e na prorrogação nas semis. Luka Modric foi eleito o melhor jogador do mundo e lembrou como a geração anterior de atletas do país o influenciou.

“O troféu não é só meu. Quero falar sobre meu ídolo no futebol, o capitão da Croácia (Boban), da geração de 1998. Ele foi minha grande inspiração. Aquele time nos fez acreditar que podemos alcançar coisas muito grandes na Copa. Espero que possamos ser o mesmo para outras gerações”, declarou Modric.

Na Copa do Catar, no ano passado, mais uma vez a Croácia mostrou organização e muito coração para chegar longe. A seleção brasileira ficou pelo caminho de forma emocionante, nos pênaltis, e os croatas subiram ao pódio mais uma vez com o terceiro lugar obtido contra Marrocos.

Em 2023, o desafio que se apresenta aos croatas aguarda um adversário. Espanha e Itália, duas seleções com troféus de Copa no currículo, jogam nesta quinta-feira (15), às 15h45. A consagração tardia para Luka Modric e os cerca de quatro milhões de habitantes da nação croata pode finalmente chegar.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias