Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Ameaça de bomba faz Usina de Angra acionar plano de segurança

16/06/2023 às 16:39
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Uma ameaça de bomba no complexo que reúne as usinas de Angra 1, 2 e 3, na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, levou ao acionamento do plano emergencial para proteção das instalações. O caso ocorreu na noite de segunda-feira 12, mas só foi divulgado ontem.

Conforme as informações, depois da verificação preliminar, constatou-se que a ameaça era falsa. Foi o primeiro registro de “trote” no complexo das usinas de Angra em ao menos 20 anos.

A ameaça foi recebida às 22h29 de segunda-feira pelo plantão de segurança da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAA), nome do complexo que reúne as duas usinas já existentes e a terceira, em construção.

Recebida a informação de uma bomba, foi imediatamente iniciado o Plano de Proteção Física das Instalações Nucleares, como manda o protocolo.

“Após a execução do referido procedimento e inspeções detalhadas, a ameaça foi considerada como ‘não confirmada’. Por isso, não foram iniciadas as ações subsequentes previstas”, disse comunicado interno da Eletronuclear, que administra o complexo.

A empresa não deu mais detalhes sobre a forma como a ameaça foi recebida e onde exatamente a bomba estaria. O complexo é uma área militarizada e sensível, por se situar perto de áreas densamente povoadas e com grandes reservas biológicas no sul fluminense.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias