Ao que tudo indica, o apagão do Reddit como forma de protesto contra os novos preços das APIs levará a mudanças significativas na plataforma. Sem ceder a greve, o CEO da rede social, Steve Huffman, disse em entrevista à NBC que novas regras serão definidas para estabelecer um novo relacionamento com usuários, dando a eles e ao site o poder de remover moderadores.
O que aconteceu?
Segundo a reportagem, Huffman quer permitir que usuários comuns votem contra moderadores com mais facilidade caso suas decisões não sejam as da maioria. Ele disse que o novo sistema seria mais democrático e permitiria que um conjunto mais amplo de pessoas responsabilizasse os moderadores.
No Reddit, a declaração gerou polêmica, principalmente após um representante da empresa comentar o assunto. “Comunidades ativas contam com milhares ou até milhões de usuários, temos o dever de manter esses espaços ativos”.
Se uma equipe de moderadores decidir, por unanimidade, interromper a moderação, convidaremos novos moderadores ativos para manter esses espaços abertos e acessíveis aos usuários. Se não houver consenso, mas pelo menos um moderador que queira manter a comunidade funcionando, respeitaremos suas decisões e removeremos aqueles que não querem mais moderar a equipe.
Funcionário não identificado no Reddit.
O comentário foi interpretado por alguns moderadores como uma ameaça direta, embora ainda não esteja claro se as regras serão de fato aplicadas.
Acho que é hora de crescermos e nos comportarmos como uma empresa adulta.
Acrescentou Huffaman ao NPR.
Em entrevista ao The Verge, o executivo da plataforma explicou anteriormente que o Reddit “nunca foi projetado para oferecer suporte a aplicativos de terceiros”, por isso as mudanças nas APIs foram necessárias.
Eu não sabia — e isso é minha culpa — até que ponto eles estavam lucrando com nossa API, que não eram instituições de caridade. Essas pessoas que estão bravas, estão bravas porque costumavam conseguir algo de graça, e agora não vai ser de graça.
O apagão do Reddit vem afetando a companhia de diversas formas, desde a insatisfação de usuários com a API, com a greve (que impede pesquisas específicas) e até as buscas no próprio Google (entenda aqui). Agora, no entanto, a empresa pode estar sentindo também o impacto na publicidade, já que segundo relatos anunciantes pausaram temporariamente as ações de marketing na plataforma.
Em suma, todas as ações e suas consequências provavelmente irão tornar o Reddit ‘um lugar’ bem diferente do que era antes do apagão. Segundo o diretor associado do grupo de direitos digitais da Electronic Frontier Foundation, o que está acontecendo é um padrão comum e muito visto entre empresa-cliente. “O que vemos é que quando uma plataforma vira as costas para a comunidade, não termina bem.”
Fonte: Olhar Digital
Comentários