A nova temporada de “Black Mirror” já está entre nós! O retorno da série acontece em meio ao conflito da greve do Sindicato dos Roteiristas e, coincidentemente (ou não), o tema abordado no primeiro episódio é a ansiedade sobre a IA (inteligência artificial).

Além das melhores condições de trabalho, a paralisação dos roteiristas também enfatiza a preocupação com o uso de IA generativa para escrever roteiros, fazendo com que os estúdios hollywoodianos substituam pessoas pela tecnologia.

Entenda o contexto do primeiro episódio:

“Não são apenas os roteiristas sendo reclamões. São eles dizendo: ‘Podemos não ser substituídos por computadores?’ e isso é uma coisa tão assustadora para os seres humanos terem que perguntar”, diz Murphy.

Outros atores renomados, como Tom Cruise, Keanu Reeves e Hayek também já demonstraram insatisfação com o uso dos recursos artificiais durante as gravações, como as famosas deepfakes.

Por mais que eu realmente queira que as pessoas deem boas risadas e aproveitem nosso episódio chocantemente alegre quando se trata de ‘Black Mirror’, espero que desperte uma conversa adequada, ou várias conversas, sobre as terríveis repercussões que a IA pode ter se sair dos trilhos.

Annie Murphy

O primeiro episódio da sexta temporada de “Black Mirror” já está disponível na Netflix.

Com informações de UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!