Uma câmera com boa definição já faz parte da história de produção dos iPhones, que mesmo nos modelos mais básicos, já traziam uma captura de fotos mais eficiente do que os celulares concorrentes. Contudo, quando se fala de qualidade de imagem, é importante destacar que o objetivo não é só a nitidez, mas retratar uma pessoa ou objeto com eficiência, além de empregar determinado sentido à foto. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a melhorar a qualidade das fotos no seu iPhone.
Utilize o Grid
Quando se estuda Fotografia, uma das técnicas mais importantes ensinadas é a necessidade de enquadrar bem o objeto da foto. Para isso, existe uma série de linhas verticais e horizontais que o fotógrafo precisa ter mente, e ele deve centralizar o objeto fotográfico dentro destas linhas, a fim de melhorar a composição da foto.
No iPhone, os usuários não precisam imaginar estas linhas, pois a configuração do aplicativo da câmera disponibiliza a ferramenta Grid, capaz de projetar as linhas na tela para auxiliar na captura da imagem. Ao ativá-lo, o Grid servirá como um guia para enquadrar o objeto fotográfico com eficiência, bem como os demais elementos de uma cena. A função pode ser ativada pontualmente ou utilizada de forma padrão, mas não se preocupe: estas linhas não vão aparecer na sua foto, elas servem apenas para guiar o usuário.
Acione os filtros disponíveis
É um fato de que só existe fotografia se houver luz, pois a luz é o que nos permite enxergar. No entanto, o que algumas pessoas não percebem é que há sempre diferentes tipos de luzes nos ambientes, o que implica diretamente na foto que você captura. Ou seja, há luzes mais quentes e mais frias, por exemplo, que compõem o cenário que você deseja fotografar.
E por que é importante perceber isso? Porque o iPhone disponibiliza filtros que auxiliam a compor o ambiente onde a fotografia será feita: em outras palavras, o filtro certo permite que um ambiente com determinado tipo de luz esteja mais equilibrado, pois é possível usar efeitos que valorizam esse tom de luz e, consequentemente, aprimoram o resultado final da fotografia. Afinal de contas, de que adiante a lente estar bem posicionada e ter boa qualidade se não há um equilíbrio de luz no ambiente? Dependendo do resultado que você deseja, escolher o filtro certo vai expor, com mais realismo, o ambiente e o objeto fotografado, uma vez que irá aflorar as características que o cenário já possui.
Use e abuse do Obturador
O Obturador é outro conceito muito comum nas aulas de Fotografia, pois ele é capaz de atribuir diferentes resultados a um mesmo objeto fotografado. Ele funciona como se fosse uma “janela”, que abre e fecha em sua câmera e permite a captura de sentidos fotográficos diferentes. Utilizar esta técnica é interessante para ampliar a capacidade de entendimento sobre uma imagem.
Quando o Obturador está com a velocidade alta, ele congela o elemento fotográfico. Desta forma, se você tira a foto de uma pessoa que corre em uma maratona e deseja que a imagem dela fique nítida, e que todos os elementos sejam congelados, então a velocidade do Obturador precisa estar alta. Geralmente, esta é a configuração padrão das câmeras.
No entanto, se você deseja dar a impressão de movimento, a velocidade do Obturador precisa estar baixa. Usando o mesmo exemplo da maratona, ao capturar a imagem, o velocista estaria relativamente borrado, o que deixaria a impressão de que ele estava se movendo no momento em que a câmera capturou a imagem.
Ative o HDR
A função HDR está presente em vários aparelhos tecnológicos com tela (como celulares e TVs) e possui a função de capturar o máximo de detalhes possíveis dentro de uma foto, mesmo que o ambiente da fotografia tenha cenas muito brilhantes ou muito escuras. Isso ocorre porque a tecnologia emprega alto nível de contraste e tenta reproduzir uma gama significativa de cores, o que deve trazer maior realismo às fotografias.
Nas configurações do aplicativo da câmera, o usuário pode escolher entre ativar o HDR pontualmente ou deixá-lo no automático para que seja aplicado em todos as fotos. Também é possível ativá-lo para vídeos, o que pode contribuir diretamente para a melhora na qualidade e uma exibição verossímil de cores.
Fonte: Olhar Digital
Comentários