A Baidu anunciou nesta sexta-feira (16) que obteve mais uma licença dos reguladores para oferecer seu transporte sem motorista na China, agora em Shenzhen. Com isso, a empresa de tecnologia passa a operar os chamados robotáxis em quatro cidades, expandindo cada vez mais seu serviço.
O que você precisa saber:
A Baidu trabalha no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma há pelo menos cinco anos. Assim como o ChatGPT é a ferramenta do momento na internet, no mundo dos veículos, os carros elétricos e os autônomos são os que estão dominando os investimentos e o noticiário, travando também uma concorrência acirrada.
Mas essa não é a única familiaridade. Questões de segurança também estão entre os principais pontos debatidos no que diz respeito aos autônomos. A Pony.ai, startup com suporte financeiro da Toyota, por exemplo, também recebeu autorização para operar no Sul da China. No entanto, a permissão foi suspensa após um dos carros colidir com uma mureta divisória.
Com isso, as autoridades de São Francisco, na Califórnia, enviaram um documento a Comissão de Serviços Públicos (CPUC) do estado solicitando cautela na expansão dos serviços de táxis autônomos.
Vale lembrar que além da Baidu, na corrida de carros autônomos também estão a Cruise, da GM, a Waymo, da Alphabet (Google), a Uber, a Honda, a Tesla e até a Amazon — veja detalhes aqui.
Com informações da Reuters
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários