Pode parecer impossível, mas sim: talvez, o Google te deva dinheiro. Há algumas condições para isso. Primeiro, por ser um processo nos Estados Unidos, apenas usuários de lá conseguirão obter o valor. Se, estando no país, você clicou em um link de resultado de pesquisa do buscador entre outubro de 2006 e setembro de 2013, você tem direito a uma parte do acordo de US$ 23 milhões que a empresa fez para pagar uma ação coletiva. É apenas uma pequena fração do montante, mas já é algo.

Leia mais:

O que aconteceu com o Google?

Uma ação coletiva movida contra o Google em 2013 foi aceita pela empresa em agosto. A ação acusava a companhia de “armazenar e divulgar intencional, sistemática e repetidamente” as consultas e históricos de pesquisa das pessoas para sites de terceiros.

Isso representa uma violação da privacidade e do próprio compromisso de privacidade do Google com seus usuários.

Além disso, o processo mostrou que as consultas feitas no Google (e posteriormente divulgadas) geralmente continham informações confidenciais e de “identificação pessoal”, incluindo nomes de usuários, números de CPF e contas financeiras, que aumentam o risco de roubo de identidade.

Pessoa segurando iPhone nas mãos com Google aberto em navegador
Você tem direito à indenização do Google? Empresa só pagará reclamações válidas (Imagem: BongkarnGraphic/Shutterstock)

E agora?

Como os usuários podem conseguir seu dinheiro do Google?

Com informações de New York Times