Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Grande apoiadora da IA, Google alerta funcionários sobre chatbots

Grande apoiadora da IA, Google alerta funcionários sobre chatbots

Pessoa segurando celular com logomarca da IA do Google na tela e, ao fundo, um notebook com imagem ilustrativa de tecnologia na tela

Apesar de ser uma grande apoiadora e investidora em Inteligência Artificial (IA), a Alphabet, empresa controladora do Google, está alertando os funcionários sobre o uso de chatbots. Isso, enquanto ela própria comercializa a sua ferramenta, o Bard. O motivo seria precaução com informações confidenciais.

O que aconteceu?

O que pode acontecer?

Bard google
Bard está incluso nas recomendações da Alphabet (Foto: gguy/Shutterstock)

Resposta do Google

Quanto à sugestão aos engenheiros, a empresa respondeu que o Bard pode gerar códigos indesejados, mas no geral ajuda os programadores.  O Google também disse que pretende ser transparente sobre as limitações de sua tecnologia.

Negócios

Os conselhos mostram que o Google não pretende revelar suas estratégias e quer continuar concorrendo com os rivais, como o ChatGPT, em pé de igualdade.

A medida também mostra como as big techs, principalmente no ramo de IA, têm sido cada vez mais conservadoras e cautelosas no que diz respeito à privacidade e segurança dos dados.

Algumas, como a Apple, já até proibiram que seus funcionários usem o ChatGPT.

Logomarca do Google AI rodeada pelos ícones do aplicativos do Google
Google não é a única empresa com ressalvas sobre IA (Imagem: Divulgação/Google)

Alertas do Bard

Um aviso de privacidade do Google atualizado em 1° de junho pede que o usuário “não inclua informações confidenciais ou sensíveis em suas conversas com o Bard”.

Nesta semana, o chatbot de IA teve seu lançamento forçadamente adiado na União Europeia, justamente por não detalhar quais são suas políticas de segurança e privacidade ou o que faz com os dados dos usuários.

Com informações de Reuters

Fonte: Olhar Digital

Comentários