Lira se encontra com Lula em meio a pressão por minirreforma ministerial, mas afirma não ter abordado o assunto

Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sessão de trabalho com presidentes dos Países da América do Sul

Arthur Lira se reúne com Lula no Palácio do Alvorada para discutir pautas de interesse nacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP de Alagoas, teve uma reunião de última hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no Palácio do Alvorada. O encontro, que não estava programado na agenda oficial do presidente, ocorreu após o cancelamento de uma visita de Lula ao município de Rio Verde, em Goiás. Nas redes sociais, Lira informou que eles discutiram assuntos relevantes para o crescimento do país, como a reforma tributária. Lira destacou o bom momento da economia brasileira, a intenção de trabalhar em conjunto pelo país e as recentes aprovações de projetos pela Câmara dos Deputados com esse objetivo.

Lula expressou a intenção de reduzir o envio de Medidas Provisórias, algo desejado pelo Congresso Nacional. O encontro ocorre em meio a pressões para uma minirreforma ministerial e às negociações para a substituição da ministra Daniela Carneiro, do partido União Brasil-RJ, no Ministério do Turismo, pelo deputado federal Celso Sabino, também do União Brasil, do Pará, um aliado de longa data de Lira.

Lula enfrenta crescente pressão para substituir a indicada por alguém mais alinhado com a bancada na Câmara. Esse movimento visa garantir maior apoio do partido nas próximas votações de interesse do governo na Casa, como a reforma tributária, e consolidar uma base sólida, quase seis meses após o início do governo. No entanto, segundo Lira, “não se discutiu sobre mudanças” nos ministérios.

Este foi o segundo encontro no mês entre o presidente da Câmara e o chefe do Executivo. No dia 5 de junho, os políticos tomaram café da manhã juntos no Palácio do Alvorada, um encontro que também não estava na agenda oficial do presidente.

Comentários