Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO SpaceX leva mensagem do Papa Francisco ao espaço

SpaceX leva mensagem do Papa Francisco ao espaço

Praça São Pedro completamente vazia durante celebração do Papa Francisco em intenção de bênção ocorrida em 27 de março de 2020, na fase inicial da pandemia de Covid-19. Crédito: Vatican News

Na segunda-feira (12), a SpaceX lançou a missão Transporter-8, um voo compartilhado destinado a uma órbita a 572 km da Terra, que levava 72 pequenos microssatélites e nanossatélites para clientes comerciais e governamentais. Uma dessas cargas trata-se do chamado “Satélite Papal”, um projeto criado por estudantes da Universidade Politécnica de Turim, norte da Itália.

Desenvolvido com a ajuda da empresa Tyvak International, subsidiária italiana da Terran Orbital Corporation, o CubeSat carregava um nanolivro com uma mensagem do Papa Francisco.

Esse e os outros 71 equipamentos foram lançados a bordo de um foguete Falcon 9, a partir da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia, às 4h16 da madrugada (pelo horário de Brasília).

Qual é a mensagem do Papa lançada ao espaço pela SpaceX

A mensagem escolhida pelo Vaticano para ser enviada ao espaço é a oraçãoStatio Orbis, proferida pelo pontífice em 27 de março de 2020, na fase inicial da pandemia de Covid-19, em uma memorável celebração diante de uma Praça São Pedro completamente vazia (transmitida em tempo real pelo YouTube). Durante a bênção solitária, o líder da Igreja Católica convidava o mundo, “assustado e perdido”, à solidariedade e unidade perante a pandemia.

Praça São Pedro completamente vazia durante celebração do Papa Francisco em intenção de bênção ocorrida em 27 de março de 2020, na fase inicial da pandemia de Covid-19. Crédito: Vatican News

O satélite Spei Satelles, em italiano, contém uma laje de silicone de 4mm quadrados por 0,2 mm de altura que também contém arquivos de áudio.

Criado em conjunto com a Agência Espacial Italiana, o projeto pretende ser uma mensagem de esperança. “A mensagem do Papa Francisco no espaço é um sinal e uma imagem de ternura e bênção para o mundo”, disse o monsenhor Lucio Adriàn Ruiz, que iniciou o projeto, em entrevista ao Vatican News. “A imensidão do espaço sempre nos faz sonhar, e hoje todos precisamos sonhar juntos novamente, com a esperança de que a paz, tão desejada pela humanidade, retorne ao mundo envolvendo todos nós”.

Dois pequenos computadores a bordo do satélite, juntamente com dois sistemas de comunicação de ultra-alta frequência (UHF), transmitirão a mensagem para as pessoas ouvirem na Terra usando equipamentos de comunicação por rádio.

Fonte: Olhar Digital

Comentários