Na manhã desta sexta-feira (16), moradores de algumas cidades do interior e litoral de São Paulo relataram tremores de terra. O Google enviou notificações sobre a ocorrência de terremoto nas proximidades dos usuários do sistema Android.
Segundo o alerta, na cidade de Miracatu, no Vale do Ribera, a magnitude estimada do terremoto era de 4,7. Imagens de câmeras de segurança que mostram o momento do abalo circulam nas redes sociais.

🚨TERREMOTO NO BRASIL!
Um terremoto de magnitude 4.9 foi sentido no estado de São Paulo na manhã dessa sexta-feira. O epicentro do tremor foi o litoral paulista e câmeras capitaram o momento. pic.twitter.com/OO1kGIeI0l
— BEEPOP (@beepopofc) June 16, 2023
Câmera de segurança de casa em Miracatu captou o momento do terremoto no Vale do Ribeira hoje pela manhã: pic.twitter.com/I3A29ZpS0m
— Fabrizio Neitzke (@fneitzke) June 16, 2023
Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também apontam um tremor de magnitude 3,9 em Itariri, a 33 km de Miracatu.
Segundo a Defesa Civil, embora abalos sísmicos na escala de 3,5 a 5,4 não costumem causar grandes danos estruturais, eles podem assustar a população e afetar construções mais precárias.
Alerta de terremotos do Sistema Android
Conforme explica o blog Google Discovery, telefones Android são equipados com o Android Earthquake Alerts System, que permite que usuários de todo o mundo se tornem parte de uma rede de detecção de terremotos.
Ao usar o acelerômetro dos telefones, o sistema é capaz de detectar o movimento e enviar informações de localização aproximadas para o servidor de detecção de terremotos do Google.
Em atualização
Fonte: Olhar Digital
Comentários