Já imaginou quanto custaria um Fusca lançado na década de 80 em 2023? O modelo da Volkswagen marcou gerações. O sucesso foi tão grande que a “Baratinha” da marca alemã, um dos apelidos carinhosos do carro, ficou com a coroa de modelo mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos.

Em 1985, por exemplo, o carro estava perto da sua primeira despedida do mercado e era o veículo novo mais barato do país. Convertendo o valor em reais, o Fusca saia na faixa dos R$ 4,4 mil na época.

O salário mínimo em 1985 valeria hoje R$ 60, ou seja, para ter um Fusca zero na garagem era preciso juntar 73 salários mínimos (mais de seis anos de serviço).

Quanto custaria o mesmo Fusca hoje

Volkswagen Fusca.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Um pouco da trajetória

Novo Fusca (ou New Beetle).
Novo Fusca (ou New Beetle). Imagem: Divulgação/Volkswagen

Hoje, dependendo do ano e versão, o Fusca pode ser encontrado no mercado de seminovos por menos de R$ 20 mil ou até mais de R$ 150 mil, e se tornou item cobiçado por fãs e colecionadores.