A franquia Vingadores, dos estúdios Marvel, fez história no cinema a partir de 2012. De lá para cá, foram quatro filmes e bilhões de dólares de bilheteria mundo afora. Mas e se esses filmes tivessem sido produzidos na década de 1990? É o que uma IA (inteligência artificial), digamos, imaginou.
Na verdade, quem imaginou isso foi o usuário CPTCHARLESTON (@phate2000), do Reddit. Por meio do Midjourney (aquela plataforma com IA capaz de gerar imagens) – e talvez inspirado pela série “What if…?” da Marvel – ele escalou uma espécie de “Vingadores noventista”.
Além de efeitos visuais diferentes (melhores, talvez?), o elenco seria diferente nesta época. Afinal, a “configuração” de Hollywood – tanto de estrelas quanto renegados – nos anos 90 era bem diferente da primeira década do século 21.
Vingadores nos anos 90
Confira abaixo as imagens, geradas por IA, das ideias do usuário do Reddit de uma equipe dos Vingadores saída direto dos anos 90:
Robert Downey Jr. parece ter nascido para interpretar o gênio bilionário playboy filantropo do MCU. Mas faça um exercício de desapego aqui. Tom Cruise bombou no cinema estadunidense entre as décadas de 80 e 90, quando estrelou em produções como Top Gun: Ases Indomáveis (1986) e Missão Impossível (1996).
Então, faz sentido imaginá-lo na pele de um dos principais – para alguns, o principal – personagem do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Funcionaria.
Outro ator que estava com tudo na década de 90 e tinha um quê militar era Bruce Willis. Logo, faz sentido imaginá-lo na pele do super soldado da Marvel (principalmente se levarmos em consideração sua performance no primeiro Duro de Matar, em 1988). Músculo e presença não iam faltar. Só cabelo, talvez. Mas nem Chris Evans conseguiu fugir disso.
Numa época em que fazer um homem gigante e musculoso de computação gráfica seria dificílimo, faz sentido escalar um homem que já seja gigante e musculoso no mundo real. É o que fizeram no filme “The Incredible Hulk”, de 1977, por exemplo. Só que neste longa o personagem era interpretado por dois atores: Bill Bixby era o Bruce Banner, enquanto Lou Ferrigno era o alter ego musculoso do cientista.
Já a ideia do usuário do Reddit para adaptar o personagem nas telonas na década de 90 foi escalar Arnold Schwarzenegger tanto como Banner quanto Hulk. Com certeza aproveitaria o hype em volta do ator na época, por conta da franquia O Exterminador do Futuro.
Hoje em dia, não dá para pensar no Thor sem imaginar o rosto – e o corpo, claro – do ator Chris Hemsworth. Mas na década de 90 o rosto (e o corpo, claro) de Brad Pitt super encaixaria no arquétipo do deus nórdico, não? O astro de Clube da Luta (1999) e Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) faria bonito no papel, sem sombra de dúvida.
Da franquia Resident Evil para Vingadores seria um pulinho para Milla Jovovich. Conhecida principalmente por sua performance na pele de Alice, a atriz nadaria de braçada ao interpretar a espiã da Shield. Embora Scarlett Johansson tenha sido uma escolha muito acertada dos estúdios Marvel para dar vida à personagem nas telonas, Milla não ficaria muito atrás.
Era um personagem que não prometia nada, mas Jeremy Renner entregou tudo no papel. Só que pensando nos Vingadores dos anos 90, essa missão poderia ficar a cargo de Michael J. Fox. Seria uma oportunidade para o ator interpretar um personagem mais adulto no cinema, após se consolidar na franquia De Volta para o Futuro na pele do adolescente Marty McFly. Renderia uma experiência interessante tanto para o artista quanto para o público.
Will Smith coleciona sucessos noventistas. Só para citar alguns: Um Maluco no Pedaço (1990), Os Bad Boys (1995) e MIB: Homens de Preto (1997). Então, não seria loucura imaginar o ator assumindo o manto do protetor de Wakanda (e um dos Vingadores mais badass da equipe, talvez?).
Para fechar, vem este que não é exatamente um Vingador, mas uma figura importantíssima para o MCU. Brendan Fraser teve seu “comeback” aos holofotes de Hollywood recentemente, com A Baleia (2022), mas é uma personalidade com muita energia dos anos 90.
Na época, ele protagonizou filmes como A Múmia (1999), George, O Rei da Floresta (1997) e Código de Honra (1992). Seu timing cômico, jeito bobo e físico top da época encaixariam – e muito – no arquétipo de Peter Quill, seja entre os Guardiões da Galáxia ou Vingadores.
Com informações de Reddit
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários