Agetran inicia campanha de conscientização da Lei Seca: 15 anos de tolerância zero
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), deu início a uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da Lei Seca, que completa 15 anos de instituição no dia 19 de junho. Em uma Blitz Educativa realizada na Avenida Marcelino Pires, em frente à Rodoviária, as forças de segurança se uniram para distribuir panfletos informativos sobre a Lei Seca e convidar os motoristas a participarem da campanha, recebendo adesivos para colar nos veículos.
Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, explica que ao longo do mês de junho, seguindo o calendário estabelecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), serão realizadas diversas ações para conscientizar a população e prevenir acidentes que têm tirado a vida de muitas pessoas.
De janeiro a maio deste ano, apenas 17 acidentes relacionados à embriaguez ao volante foram registrados em Dourados. No entanto, a Agetran afirma que esse número é muito maior, uma vez que em muitos casos a embriaguez não foi mencionada, impossibilitando o registro estatístico.
É importante destacar que dirigir sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas é proibido e considerado uma infração gravíssima. Testes de bafômetro, fotos, vídeos e relatos de testemunhas podem ser utilizados como prova de embriaguez.
A multa prevista é de R$ 1.915,38, com suspensão do direito de dirigir por um ano, e em caso de reincidência dentro de um ano, a multa é dobrada.
Essas ações são realizadas pela Agetran em parceria com Detran, Sest Senat, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal e o grupo Sucata Cultural.
Comentários