A Terra surgiu a partir da poeira do disco protoplanetário em torno do Sol, no início do Sistema Solar. A água teria chegado ao planeta somente algum tempo depois, através de cometas gelados, mas agora uma nova pesquisa sugere que esse ingrediente vital para vida pode ter outra origem e desde muito antes do que se imaginava.
De acordo com uma pesquisa publicada na última quinta-feira (14) na revista Nature, a água chegou ao planeta ainda no início de sua formação, com o jovem sugando-a do seu ambiente espacial. Enquanto as pequenas partículas de poeira se juntavam no disco protoplanetário em torno do Sol como um aspirador, outros materiais próximos também foram sugados, porções de água.
O disco também contém muitas partículas de gelo. À medida que o efeito do aspirador atrai a poeira, ele também captura uma porção do gelo. Esse processo contribui para a presença de água durante a formação da Terra, em vez de depender de um evento casual que fornece água 100 milhões de anos depois.
Isaac Onyett, um dos pesquisadores, em resposta ao Space.com
Essa hipótese, além de apontar que água chegou ao planeta muito antes, também abre precedentes para existam muitos outros planetas aquosos e habitáveis por aí no universo.
Água em outros planetas
Imaginar que a água chega aos planetas depois que eles já se formaram, faz com seja necessário algum evento casual para a sua chegada. No caso da Terra, até então, esse evento foi a colisão de diversos cometas congelados, uma situação do acaso, que mina a probabilidade de existir esse composto em outros lugares.
Para testar essa teoria, os pesquisadores usaram isótopos de silício para medir os mecanismos de formação dos planetas e as escalas do tempo dos acontecimentos. Essas medições foram realizadas em cerca de 60 meteoritos e outros corpos planetários, onde foi possível estabelecer uma conexão entre os planetas rochosos e outros corpos do sistema solar.
Com esses conhecimentos, foi possível aumentar a possibilidade de que existam outros planetas com água em abundância.
Esta teoria prediz que sempre que você formar um planeta como a Terra, você terá água nele. Se você for para outro sistema planetário onde há um planeta orbitando uma estrela do tamanho do sol, então o planeta deve ter água se estiver na distância certa.
Martin Bizzarro, um dos pesquisadores
Fonte: Olhar Digital
Comentários