As mudanças climáticas estão alterando os planos da população global para o futuro. É isso o que indica um estudo publicado pela Morning Consult, que afirma que ao menos 53% dos pais e mães entrevistados mudaram de ideia em relação a quantos filhos terão.

O estudo entrevistou mais de 5 mil pessoas na Índia, Singapura, Estados Unidos e Reino Unido. Ao menos mil pais ou mães foram questionados no período.

Ameaças do aquecimento global são consenso

Praticamente todos os pais e mães entrevistados concordam que o aquecimento global e as mudanças climáticas são ameaças reais à humanidade — 91% dos entrevistados confirmaram se preocupar com a questão.

Pais mudaram de ideia em relação a ter mais filhos graças ao aquecimento global.
Pais mudaram de ideia em relação a filhos devido ao aquecimento global. Imagem: fizkes/Shutterstock

Entre as principais preocupações estão o aumento das temperaturas globais (62%), falta de água potável (51%), mudança nos níveis do mar (43%) e grandes eventos climáticos (43%).

Além disso, mais da metade dos pais entrevistados afirmam que os riscos causados pelo aquecimento global alteraram a decisão de ter mais filhos.

Consumo e trabalho também são afetados

Hábitos de consumo e trabalho também podem ser modificados graças às ameaças das mudanças climáticas. Dos pais e mães entrevistados, 43% afirmou ter reconsiderado um emprego em determinada empresa devido ao comprometimento ambiental e social corporativo.

Além disso, 64% dos entrevistados preferem adquirir produtos de fontes sustentáveis, e 60% dizem que a sustentabilidade é fundamental na decisão de uma compra.

Eles estariam dispostos a pagar mais por um produto caso soubessem que as práticas das empresas envolvidas são consideradas sustentáveis. Dos entrevistados, 75% pagariam mais por roupas sustentáveis; 62% por suprimentos para animais de estimação; 59% pros produtos tecnológicos e 66% por celulares.

Os pais e mães entrevistados ainda afirmaram que a responsabilidade por boas decisões climáticas cabem às empresas — 51% deles diz que grandes corporações tem “muita” responsabilidade nessas questões, e 36% afirmam que cabe ao consumidor exigir boas práticas ambientais por parte das empresas.

Via CNBC