Se você quer mais inteligência artificial na vida, já pode baixar a versão mais recente do navegador Opera para Windows, Mac e Linux. Com nome de Opera One, lançado oficialmente nesta terça-feira (20) o browser resolveu inserir IA de forma nativa no programa e a ferramenta foi criada nos mesmos moldes do famoso ChatGPT.
Leia mais:
O que você precisa saber:
O lançamento acontece pouco tempo depois do navegador ser liberado em fase de testes. Na atualização para todos, o Opera com IA embutida é a 100ª versão do browser, a empresa responsável pelo programa chama a inteligência artificial de Aria e por aqui ela pode ser acessada de algumas formas.
A primeira é no lado mais geek possível e chega a partir de uma linha de comando. Já a segunda é para pessoas comuns ao alcance de um botão da barra lateral e em ambas as entradas, a IA entrega funções comuns para geração de texto como o ChatGPT, além de recomendações ao vivo da web.
Opera quer sua IA melhor que o Edge
A Aria do Opera tenta ser mais amigável do que o ChatGPT no Edge com o Bing, que acaba entregando resultados nem tão corretos assim. A premissa é quase a mesma: tentar entender o que o usuário quer da internet, sem necessariamente ir até um site específico. Ao mesmo tempo, é possível só abrir a ferramenta para bater papo, perguntar coisas.
Tudo é de graça e a única moeda de troca é uma conta no Opera, feita também sem custos. Eu testei perguntando se bolo de chocolate é mais gostoso do que o de cenoura, então a Aria apontou essa como uma escolha pessoal e detalhou as duas receitas, com sugestões sobre como fazer a cobertura ser mais apetitosa – gostei.
A Aria também funciona como ponto de suporte para o Opera, entregando respostas com base em toda base de conhecimento e funcionamento do navegador. Por fim, quem preferir apenas usar o browser para ver sites e nada mais, é possível desligar a IA por completo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários