A Renault acaba de apresentar o Rafale, um novo SUV híbrido plug-in com pegada esportiva, tração integral e carroceria cupê. Logo de cara, o nome não foi escolhido ao acaso. É o mesmo de um avião de corrida que bateu recorde de velocidade em 1934, atingindo 445 km/h.

Segundo Fabrice Cambolive, CEO da montadora, o modelo também simboliza a entrada da marca francesa “na classe superior do mercado” automotivo.

Como é o SUV Renault Rafale

Como Fabrice sugere, o modelo com quase 5 metros de comprimento (4,71 m) faz parte da gama mais alta da montadora — para ter uma ideia de tamanho, o Volkswagen Nivus, com 4,27 m, é bem menor.

Interior do novo Renault Rafale.
Com distância entre-eixos de 2,74 metros, o modelo oferece bom espaço interno e leva até cinco pessoas. Imagem: Divulgação/Renault
Imagem: Divulgação/Renault
Interior do novo Renault Rafale.
O interior vem equipado com duas telas: a principal de 12” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e o painel de instrumentos digital de 12,3”. Imagem: Divulgação/Renault

Quando chega?

O Rafale será fabricado na Espanha em três cores: vermelho, preto e cinza, e dois tons exclusivos: branco (Satin Pearl White) e Alpine Blue (o mesmo das imagens acima). O lançamento oficial para o mercado europeu está marcado para março de 2024. 

O SUV terá ainda uma versão mais esportiva, porém só em meados de 2024. A diferença principal fica por conta da cavalaria, que sobe para 300 cv.

O preço final não foi revelado. A Renault também não confirmou se o modelo será lançado no Brasil.