A Suzuki, montadora japonesa, anunciou nesta terça-feira (20) que chegou a um acordo com a SkyDrive para fabricar aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os também chamados “carros voadores”.  

Segundo o grupo, que usará uma fábrica da Suzuki estabelecida no centro do Japão, a produção deve começar a partir do próximo ano, durante a primavera (entre março e maio). 

Conforme comunicado, a SkyDrive, empresa eVTOL também japonesa, estabelecerá uma subsidiária integral para fabricar a aeronave e a Suzuki ajudará nos preparativos para a fabricação, incluindo a contratação de pessoal. As duas empresas têm um relacionamento desde março do ano passado, quando se uniram em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de carros voadores. 

E por falar em carros voadores…

A Eve, controlada pela Embraer, anunciou recentemente uma parceria com a Blade Air Mobility para que sua aeronave elétrica faça rotas na Europa — representando o eVTOL brasileiro sendo expandido para a região. 

A implementação dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) começará por Paris. As empresas fecharam um acordo no ano passado para implantar cerca de 200 aeronaves elétricas também na Índia. Além disso, ainda existe a intenção de iniciar as operações nos Estados Unidos, onde a Eve deve fornecer até 60 veículos por ano. 

O eVTOL da Embraer deve iniciar as operações comerciais como um táxi aéreo em 2026. A companhia espera oferecer viagens de até 15 minutos, que deverão custar de US$ 50 a US$ 100 — ou um preço semelhante ao de um táxi executivo.  

Com informações da Reuters 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!