A Verificação de Segurança permite parar de compartilhar dados no iPhone e comprova que a Apple investiu em várias características de privacidade em seu sistema operacional, o iOS, nos últimos anos. Essa ferramenta é a Safety Check (verificação de segurança), disponível apenas nos modelos de iPhone que aceitam atualização do software iOS 16 ou posterior. Para usar a Verificação de Segurança, você precisa ter um ID Apple pessoal (não um ID Apple Gerenciado) que use a autenticação de dois fatores.

A ferramenta vai ajudá-lo a desligar rapidamente o acesso de outros à sua localização e informações. Com a Verificação de Segurança, você poderá desativar de forma fácil e rápida o compartilhamento de dados de seu iPhone com pessoas e aplicativos.

Para acessar a Verificação de Segurança, vá até Ajustes > Privacidade e Segurança > Verificação de Segurança, seguindo os passos abaixo:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Toque em “Privacidade e Segurança”;
  3. Entre em “Verificação de Segurança”.
  4. Selecione “Gerenciar Compartilhamento e Acesso”;
  5. Faça a autenticação de desbloqueio do seu iPhone e toque em “Continuar”;
  6. Veja com quem você compartilha informações.

Se você estiver com dificuldades para usar o recurso ou não tiver acesso à Verificação de Segurança, pode fazer manualmente os ajustes de compartilhamento de dados do iPhone e acesso ao seu dispositivo e contas.

A Verificação de Segurança pode desativar o compartilhamento de dados dos seguintes apps da Apple com outras pessoas: 

Mais segurança aos seus dados no Iphone

Você ainda pode contar com a opção “Redefinição de Emergência” na tela de Verificação de Segurança para situações em que há risco à sua segurança. Dessa forma, é possível parar de compartilhar dados do iPhone com pessoas e aplicativos e alterar a senha de acesso ao ID Apple. Pode, por exemplo, atualizar os contatos de emergência e consultar e atualizar números de telefones de confiança.

A Apple salientou que o Safety Check surgiu de conversas com organizações dos EUA que apoiam vítimas de violência doméstica. Nesse sentido, a ferramenta pode ser um socorro às pessoas que compartilham dados do iPhone com parceiros íntimos, já que a ferramenta pode rever e reiniciar rapidamente o acesso aos seus dados e localização que concedeu a outras pessoas, como abusadores, por exemplo.