Mesmo com os descontos oferecidos pelo governo, o conceito de “carro popular” não é o mesmo do passado e passa longe de competir com os preços praticados nos anos 1990. Na época, com outro cenário econômico no país, era possível comprar um Fiat Uno zero por menos de R$ 10 mil, por exemplo — quase seis vezes mais barato que os carros menos caros do mercado hoje.
Aproveitando o boom do tema, vamos relembrar outro clássico do mercado automotivo nacional: a Brasília. O modelo foi o mais popular da Volkswagen no Brasil depois do fusca e se despediu em 1982, quando o Gol já caminhava para se tornar o novo “queridinho” dos brasileiros. Quanto será que o modelo original custaria hoje?
Como era e quanto custava a Brasília?
Quanto custaria a mesma Brasília hoje?
O preço mais atraente ficou no passado. Em 2023, o valor corrigido da Brasília 1973 subiu mais de 16 vezes e fica acima dos R$ 121 mil (segundo o índice IGP-DI/FGV). Como comparativo, dá para levar um Renault Kwid e um Fiat Mobi novo juntos por essa quantia e ainda sobra um troco.
Com informações da Quatro Rodas
Fonte: Olhar Digital
Comentários