Este dia 21 de junho marca o começo do inverno. Chamado de solstício de inverno, esse também é o dia mais curto do ano devido a algumas curiosas razões físicas.
Aqui em São Paulo, por exemplo, o sol nasceu às 6h48 e vai se pôr já às 17h29 (bem cedo para o padrão do estado). Com isso, o dia vai ter 10 horas e 41 minutos e a noite 13 horas e 19 minutos.
A situação é ainda mais bizarra em locais como a capital do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre o Sol nasceu às 7h21 e vai se por às 17h33. Com o dia tendo apenas 10 horas e 12 minutos.
Mas o que é o solstício de inverno?
Como explicou o Olhar Digital recentemente, o solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno. Em termos técnicos, é quando o Sol atinge a maior ou a menor declinação em relação à Linha do Equador.
Isso ocorre porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor da estrela, quanto a um movimento no seu eixo de rotação. Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente.
Durante o solstício de inverno, o Sol atinge o ponto mais baixo. Por isso, os dias são mais curtos e as noites mais longas.
Dessa forma, durante os solstícios, observa-se também que na Linha do Equador os dias e as noites têm sempre 12 horas. Já nos círculos polares Ártico e Antártico, eles têm um único dia do ano com 24 horas de luz ou de escuridão.
Fonte: Olhar Digital
Comentários