A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, está estudando a possibilidade de criar uma nova categoria na premiação dedicada aos dublês. Até então, o evento, um dos maiores do Cinema, nunca acenou aos profissionais.
A informação foi confirmada por Chad Stahelski, diretor da franquia de ação John Wick, em entrevista ao ComicBookMovie.
Categoria para dublês pode acontecer
Segundo Stahelski, ex-coordenador de dublês e diretor dos quatro filmes de John Wick (conhecido por suas intensas sequências de ação), as conversas entre a Academia e um grupo de coordenadores de dublês já começou.
Ainda não é uma certeza que a categoria se tornará realidade, mas, de acordo com o cineasta, as discussões tem sido “incrivelmente positivas, incrivelmente instrutivas”. Ele ainda acredita que “pela primeira vez, fizemos um movimento real para fazer isso acontecer”.
Desafios da categoria no Oscar
Stahelski sempre trabalhou em prol dos dublês, área em que trabalhava antes de assumir o posto de diretor, e está confiante.
Para ele, a categoria pode se tornar realidade já no Oscar 2024 ou, no máximo, em três ou quatro anos.
Porém, a modalidade enfrentaria desafios em como premiar os profissionais.
A questão é que não tivemos conversas reais sobre como você determina o que premiar. Como é para melhor dublê? É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês? O coordenador de dublês entende isso? O cara que está fazendo a piada entende? O coreógrafo de artes marciais? A coreografia de luta? O dublê? O diretor da segunda unidade? O editor? Quem recebe o prêmio? Todas essas são ótimas questões que precisam ser discutidas por indivíduos inteligentes de ambos os lados, a comunidade de dublês e a Academia.
Chad Stahelski
Valorização dos dublês
Oscar 2024
O 96° Oscar acontecerá em 10 de março de 2024.
As indicações serão anunciadas em 23 de janeiro.
Fonte: Olhar Digital
Comentários