Equipes de resgate continuam buscando pelo submarino desaparecido no último domingo (18), que levava cinco tripulantes para visitar os destroços do Titanic. A operação está tentando encontrá-los antes que o oxigênio se esgote, mas especialistas acreditam que a embarcação possa estar presa nos próprios destroços.

Operações de resgate

Dificuldades

Segundo Chirs Parry, ex-almirante da Marinha Real, em entrevista ao portal Sky News, a expedição de resgate não é fácil, porque o Titanic é grande e requer diversas viagens de ida e volta para cobrir o perímetro total.

Além disso, o mar ao redor do navio é escuro e há poeira sendo levantada durante as buscas, o que dificulta a visão.

Submarino que sumiu perto do Titanic debaixo d'água
Submarino não pode ser aberto por dentro, o que dificulta ainda mais o resgate (Imagem: OceanGate Expeditions/AFP)

O que aconteceu com o submarino desaparecido?

Para Parry, o submarino desaparecido pode estar preso entre esses destroços. Isso porque, na profundidade em que se encontra, a embarcação está sujeita a correntes marítimas que o empurram, e podem tê-lo prendido em alguma estrutura do Titanic.

A conclusão do ex-almirante é que, se o submarino ainda estiver próximo ao local em que o navio afundou, está preso.

Frank Owen, oficial aposentado da Marinha australiana e especialista em fuga de submarinos, concordou com Parry: para ele, se o submarino estiver inteiro no mar, provavelmente está “emaranhado” em algo.

Submarino que sumiu perto do Titanic debaixo d'água
Investigações ainda não encontraram o Titan (Imagem: OceanGate Expeditions/AFP)

Outras possibilidades

A possibilidade de o submarino desaparecido ter implodido, devido à profundidade e pressão, foi cogitada.

Outro cenário é a de os tripulantes terem conseguido usar o ar comprimido para impulsionar a embarcação até a superfície. Porém, segundo Owen, se esse fosse o caso, os resgates já o teriam encontrado. As investigações continuam.

Com informações de R7