Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um submarino turístico da OceanGate, que levava pessoas aos destroços do Titanic desapareceu no último domingo (19) com cinco tripulantes a bordo. Entre eles, o empresário e explorador Hamish Harding, que voou para o espaço suborbital com a Blue Origin, de Jeff Bezos, em 2022. Ele participou da missão NS-21, o quinto voo tripulado da empresa, que contou também com o brasileiro Victor Hespanha a bordo.
Para quem tem pressa:
Saiba mais sobre Hamish Harding
Empresário da aviação, piloto de aeronaves e aventureiro experiente, Hamish Harding, 58 anos, é natural de Londres, mas cresceu em Hong Kong.
Em entrevista concedida à Business Aviation Magazine no ano passado, ele contou que se qualificou como piloto em meados da década de 1980, enquanto estudava em Cambridge. Posteriormente, abriu sua empresa de aeronaves depois de ganhar dinheiro com software bancário.
O bilionário, que comanda a Action Aviation, uma concessionária de jatos particulares com sede em Dubai, já completou diversos feitos de exploração.
Ele visitou o Polo Sul várias vezes – uma delas acompanhado do ex-astronauta Buzz Aldrin (segundo homem a pisar na Lua). Além disso, detém três recordes do Guinness, incluindo o maior tempo em profundidade total no oceano durante um mergulho na Fossa das Marianas, o local mais profundo do mundo.
Em 2019, para celebrar o 50º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua, Harding, junto com outro ex-astronauta da NASA, Terry Virts, liderou uma equipe que garantiu o recorde mundial de circum-navegação da Terra através dos polos norte e sul, trajeto cumprido em 46 horas e 40 minutos.
No ano passado, ele fez um voo espacial turístico pela Blue Origin, acompanhado do engenheiro e investidor Evan Dick, da ex-líder de testes da NASA e primeira pessoa do México a ir para o espaço, Katya Echazarreta, do também empresário e caçador de aventuras Jaison Robinson, do comandante aposentado da Marinha norte-americana e explorador Victor Vescovo, e do engenheiro de produção civil, palestrante e segundo brasileiro a ir ao espaço, Victor Hespanha.
Minha opinião é que todos esses riscos são calculados e bem compreendidos antes de começarmos
Hamish Harding, ao ser questionado sobre seu apetite pela exploração
Outras “conexões espaciais” do submarino de expedição ao Titanic
O submarino Titan já fez uma série de mergulhos bem-sucedidos para os destroços do Titanic, que se tornou o mais famoso naufrágio da história ao afundar no Atlântico Norte depois de colidir com um iceberg durante sua viagem de estreia, em 1912.
Fonte: Olhar Digital
Comentários