A Toyota planeja aproveitar o poder da IA (inteligência artificial) para melhorar o processo de design dos seus carros e, ao mesmo tempo, otimizar a aerodinâmica dos modelos. Este último é um fator crucial para aumentar o alcance dos EVs (veículos elétricos).
Para quem tem pressa:
O TRI (Toyota Research Institute) revelou, na terça-feira (20), sua inovação mais recente neste sentido. Na prática, o instituto é a divisão de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da montadora.
Seu trabalho é voltado para o desenvolvimento de produtos e tecnologias que podem “melhorar drasticamente a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade”, conforme descrito pela empresa.
Onde a IA entra no plano da Toyota
Os pesquisadores revelaram uma nova técnica de IA generativa – tecnologia por trás do ChatGPT (para texto) e Midjourney (para imagem), por exemplo – que pode melhorar o processo de design de veículos. Por meio dessa técnica, os projetistas têm acesso a novos recursos, de acordo com a Toyota.
Para começar, Avinash Balachandran, diretor da Divisão de Direção Interativa Humana do TRI – cuja equipe trabalhou na tecnologia – explicou qual era o problema:
Ferramentas de IA generativa são frequentemente usadas como inspiração para o design, mas não conseguem lidar com as complexas considerações de engenharia e segurança que entram no design real do carro.
Os engenheiros muitas vezes rejeitam os projetos iniciais à medida que vão além de certas restrições. O processo de ida e volta pode consumir um tempo valioso da produção e das entregas.
Balachandran afirmou que a nova ferramenta de IA mudará isso, acrescentando que “a técnica combina os pontos fortes da engenharia tradicional da Toyota com as capacidades da IA generativa moderna”.
Como a IA da Toyota funciona
A nova técnica de IA do TRI incorpora restrições de engenharia precisas diretamente no processo de design, como arrasto, altura do percurso e dimensões da cabine. Além disso, usando técnicas baseadas em texto para imagem, os designers podem modificar seus esboços iniciais usando prompts de texto.
Por exemplo, um designer pode inserir texto para que o esboço pareça mais elegante ou semelhante a um SUV.
A equipe se concentrou em como a ferramenta de IA pode ser usada para ajudar a melhorar a aerodinâmica, um fator crítico para carros elétricos.
Ao incorporar as restrições diretamente no processo de design, a ferramenta pode ajudar a Toyota a projetar EVs de forma mais eficiente.
Reduzir o arrasto é fundamental para melhorar a aerodinâmica dos BEVs (veículos elétricos a bateria) e, consequentemente, maximizar seu alcance. É o que explicou Takero Kato, presidente da fábrica de BEVs da Toyota.
Assista abaixo a uma demonstração da IA da Toyota, publicada pela divisão de pesquisa da montadora:
Próximos passos
A inovação ocorre menos de uma semana após a Toyota revelar várias novas tecnologias para acelerar o desenvolvimento e a produção de carros elétricos.
Além disso, a montadora japonesa planeja introduzir várias baterias de última geração para EVs no mercado entre 2026 e 2028.
Ainda sobre projeções para o futuro, a Toyota estima que seus veículos elétricos dobrarão o alcance em relação ao seu modelo atual: o bZ4X. Aguardemos e veremos.
Com informações da Toyota
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários