O barcoelétrico não é novidade, mas há muito tempo está fora dos limites das carteiras da maioria dos velejadores recreativos.
Isso não é mais verdade, já que vários novos barcos elétricos de baixo custo estão começando a entrar no mercado dos EUA. Aqui está uma coleção de alguns dos barcos elétricos mais interessantes e acessíveis.
Lembre-se de que barcos elétricos de baixo custo geralmente significam menor potência e menor alcance.
Não há como obter barcos elétricos de alta potência e design elegante, como os de empresas como Candela e X Shore, por apenas alguns meses de salário. Esses barcos elétricos de luxo podem atingir os seis dígitos, e seu design sofisticado ajuda a explicar o alto preço de etiqueta.
Confira alguns modelos a seguir:
Veer V13
A Veer é uma empresa de barcos de baixo custo lançada recentemente, com o Veer V13 servindo como seu modelo de estreia.
A empresa controladora da Veer é a Brunswick, que também é proprietária da Mercury Marine, popular fabricante de motores de popa. Portanto, não é de surpreender que os barcos de Veer sejam movidos por sistemas de transmissão Mercury. Enquanto o modelo básico possui motor de popa a combustão, a versão elétrica usa o recém-lançado motor de popa elétrico Avator 7.5e.
O barco de dois lugares de 4 metros é fabricado em polietileno rotomoldado. É assim que os caiaques são feitos e é método econômico para produzir peças plásticas grandes e ocas, como cascos de barcos.
Essa produção de rotomoldagem ajuda o Veer V13 a atingir um preço de etiqueta muito menor do que os barcos elétricos de fibra de vidro ou alumínio.
O modelo básico vem com um preço básico de US$ 11.995 (R$ 57,4 mil), incluindo um trailer, embora a versão elétrica adicione um prêmio de US$ 2,1 mil (R$ 10 mil) ao todo.
Como o Veer V13 está sendo comercializado para proprietários de barcos novos e iniciantes, ele vem em pacote com reboque galvanizado, facilitando o início imediato do barco.
TwinTroller eVenture bundle
A TwinTroller é outra fabricante que oferece barcos de pequeno formato, mas desta vez com design de casco interessante.
Um par de patrocinadores possui motores elétricos embutidos que dão ao barco mais manobrabilidade, bem como controles de pé para permitir que o operador mantenha as mãos livres. Isso é perfeito para um pequeno barco de pesca.
A cavidade oca sob os patrocinadores inunda com água envolvendo os dois motores elétricos, criando forma de sucção que torna o barco ainda mais estável. Dois homens podem ficar juntos na mesma amurada sem que o barco vire.
O modelo básico do TwinTroller X10 custa US$ 4.795 (R$ 22,9 mil), enquanto uma versão de luxo custa US$ 5.495 (R$ 26,3 mil).
O pacote TwinTroller eVenture adiciona motor elétrico traseiro mais potente para velocidade extra ou maior tempo de funcionamento. Esse pacote inclui o barco X10 de US$ 4.795 (R$ 22,9 mil) da empresa, bem como motor de popa elétrico ePropulsion Spirit 1.0 Plus de US$ 2.599 (R$ 12,4 mil) equipado com eixo extra curto para caber no X10.
Ele também inclui o Spirit Battery Plus para alimentar o motor de popa e um trailer de US$ 1.399 (R$ 6,7 mil), elevando o preço total para US$ 8.293 (R$ 39,7 mil) (incluindo desconto de US$ 500 [R$ 2,3 mil] para comprar tudo junto como um pacote).
Go-Float Vortex
O Go-Float Vortex é um tipo de barco um pouco mais recreativo para uma tarde no lago. Pense mais em algo para ser alugado por algumas horas nas férias, não algo que se levaria para pescar com seus amigos.
Mas por US$ 6.995 (R$ 33,5 mil), esse design de baixa tecnologia ajuda a mantê-lo extremamente acessível.
O Vortex é alimentado por um único motor elétrico de 12V DC e atinge velocidade máxima de 6,4 km/h (3,5 nós). Os acessórios incluem opções de cores de deque, suportes de vara, um aparelho de som impermeável, bimini top e muito mais. Pode não ser o barco elétrico mais rápido, mas parece relaxante.
GoBoat 2.0
Como o Go-Float Vortex acima, o GoBoat está no limite mínimo do que poderia ser considerado um barco elétrico. Mas, uma vez que avança ainda mais na terra de ninguém do minimalismo do barco elétrico, também reduz ainda mais o preço.
Com pouco menos de US$ 1 mil (R$ 4,7 mil) para o GoBoat 2.0 lançado recentemente (ou mais próximo de US$ 700 [R$ 3,3 mil] para a versão infantil), este é um dos barcos elétricos mais baratos do mercado.
O e-boat inflável é leve o suficiente para carregar à mão quando esvaziado, mas ainda oferece (pequeno) soco com seu motor de pesca de 12V de 15 kg projetado pela GoBoat. A empresa afirma que é o “motor de empuxo de 15 kg mais leve e compacto do mercado”.
O motor vem com cinco velocidades para frente e duas velocidades para trás, embora a velocidade máxima de 8 km/h (4,3 nós) não vença nenhuma corrida aquática.
Quietude 156
O Quietude 156 segue direção diferente dos barcos elétricos mais acessíveis desta lista, mas isso também o torna um pouco mais caro, por US$ 35.495 (R$ 170 mil).
O barco de fibra de vidro para quatro passageiros tem 4,7 metros de comprimento e vem em variedade de opções de cores para o casco. O barco possui motor de popa de 5 hp que pode atingir velocidade máxima de 10 km/h (5 nós), mas navega a 8 km/h (4,3 nós) por 32 km (17,2 milhas náuticas).
Os proprietários podem personalizar a cor do deque, interior e materiais do dossel para combinar com suas preferências.
Budsin 15′ Lightning Bug
Segundo o fabricante, “o Lightning Bug de 15 pés é considerado a joia dos barcos elétricos desde que começamos a fabricá-los em 1987”.
O cockpit, com capacidade para quatro adultos, inclui única alavanca para controlar a velocidade e a direção do barco, tornando a operação extremamente fácil.
Por cerca de US$ 27 mil (R$ 129,3 mil), o Lightning Bug de 4,5 m apresenta deques e interiores de madeira. O casco é construído com três camadas de cedro moldado e mogno colado com epóxi, e inclui uma travessa de mogno.
É um barco de aparência elegante, mas custa um pouco mais do que algumas das ofertas de nível de orçamento nesta lista.
BOTE + Bixpy
Se você não se importa em fazer pouco de DIY, BOTE e Bixpy se uniram para oferecer solução interessante para combinar seus produtos em um barco elétrico.
A BOTE é conhecida por suas embarcações infláveis, desde plataformas de doca até esquifes, caiaques e SUPs. A Bixpy, por outro lado, cria motores elétricos e baterias impermeável para caiaques elétricos, pranchas de surfe e outras embarcações leves.
Os dois se uniram para criar kit que usa o equipamento da Bixpy para transformar os caiaques infláveis do BOTE em barcos elétricos.
O kit faz uso da porta dos barcos do BOTE projetada para acionamento por pedal. Mas, em vez de colocar sistema acionado por pedal naquele orifício do embornal, o adaptador do Bixpy entra para suportar motor elétrico.
Toda a configuração custa pouco mais de US$ 4 mil (R$ 19,1 mil) e cria barco elétrico que pode caber em mochila.
Eletracraft 15LS
O Electracraft 15LS é um barco de fibra de vidro de seis lugares com interior moldado, tornando-o o barco elétrico de maior capacidade nesta lista até agora. Embora custe US$ 42 mil (R$ 201,2 mil), também é o mais caro.
O barco vem com interior estofado, mesa de jantar em fibra de vidro com porta-copos e leme central. Ele funciona em sistema de 48V, usando conjunto de quatro baterias marítimas de 12V.
O barco também inclui bomba de porão automática, embora muitos dos outros acessórios mais agradáveis sejam complementos mais caros.
AQUOS Backpack Series
Se você realmente deseja manter as coisas acessíveis, a opção mais barata nesta lista até agora é o barco elétrico inflável AQUOS 2,2 m Backpack Series.
Os pontões insufláveis ajudam este barco a passar de um saco para a água em apenas alguns minutos.
Há apenas assentos para um, mas você provavelmente não esperava muito deste navio.
Pode ser espartano, mas inclui assento giratório de aparência bastante agradável e pequeno motor de pesca de empuxo de 9 kg. Nada mal por “apenas” US$ 795 (R$ 3,8 mil).
Com informações de Electrek
Fonte: Olhar Digital
Comentários