Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
spot_img
InícioESPORTESCroácia segue competitiva, mas enfrenta desafio da renovação

Croácia segue competitiva, mas enfrenta desafio da renovação

spot_img

Uma derrota nos pênaltis para a Espanha na final da Liga das Nações no último domingo, 18, levantou um questionamento sobre a Croácia: Ainda há margem para essa geração alcançar um título inédito ou o envelhecimento dos jogadores atrapalhará a manutenção do nível que a seleção croata vem apresentando nos últimos tempos?

Dos últimos 26 convocados pelo técnico Zlatko Dalic, sete jogadores têm 30 anos ou mais. Pensando em um novo ciclo de construção para a Copa do Mundo de 2026, disputada no Canadá, Estados Unidos e México, as maiores referências técnicas atuais estarão com idades bastante avançadas, sendo eles Luka Modric e Ivan Perisic, atualmente com 37 e 34 anos, respectivamente.

Tecnicamente não há um jogador parecido com o meia do Real Madrid, mas para a sequência Mateo Kovacic, de 29 anos, deverá ser o responsável por ditar o ritmo do meio de campo croata. Pensando numa substituição de Perisic, mesmo com características diferentes, Luka Sucic, de apenas 20 anos, é aposta para os próximos anos da seleção croata.

Outro nome emblemático que deve pendurar as chuteiras em breve é o zagueiro Vida. Já não é mais titular da equipe, mas segue sendo um dos veteranos experientes no vestiário. Aos 34 anos, o defensor do AEK, da Grécia, vê os olhos croatas brilharem com o surgimento do talentoso zagueiro, Gvardiol, de apenas 21 anos. O defensor do RB Leipzig, da Alemanha, chamou atenção na última Copa do Mundo e passou a ser cobiçado pelos grandes clubes europeus.

A surpreendente seleção croata acumula feitos inesquecíveis no cenário mundial, apesar de não conquistar títulos. Na Copa do Mundo de 2018, a geração comandada por Modric chegou a uma final inédita, contra a França, quando acabou derrotada por 4 a 2.

Em 2022, no Catar, uma semifinal, perdendo para a campeã Argentina por 3 a 0, e conquistando o terceiro lugar da competição derrotando Marrocos por 2 a 1. Ainda teve direito a eliminar a seleção brasileira nas quartas de final, nos pênaltis.

E o último feito. Os croatas chegaram à final da Liga das Nações, mas também nos pênaltis acabaram derrotados após empate com bola rolando por 0 a 0. Nas eliminatórias da Eurocopa, com apenas dois jogos, a Croácia aparece na terceira colocação do Grupo D, sendo uma vitória e um empate. A seleção disputa vaga na próxima fase com Turquia, Armênia, País de Gales e Letônia.

É um claro processo de renovação sendo construído para o próximo ciclo. No entanto, é possível perceber que as substituições na equipe por idade avançada acontecem de maneira pontual. O futebol croata não tem revelado grandes nomes e boas opções nas diversas posições para promover a introdução de uma nova safra. No ataque, por exemplo, ainda não surgiu um goleador que poderá indicar caminhos para a Croácia, e o técnico Zlatko Dalic segue o trabalho com nomes como Kramaric, Bruno Petkovic, Livaja e Peter Musa.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img