Todo ser humano tem 23 cromossomos que carregam as informações para nos manter vivos e que definem nossas características fisiológicas. Além disso, dois deles são exclusivamente para determinar o sexo biológico, o X e o Y. Recentemente, duas pesquisas trouxeram atualizações do papel do cromossomo masculino e comprovaram como ele torna homens mais vulneráveis a determinados tipos de câncer.

Primeira pesquisa

cromossomo-seres-humanos
Cromossomos sexuais X e Y são os responsáveis por determinar se um indivíduo será macho ou fêmea (Créditos: Billion Photos/Shutterstock)

Conclusão

A primeira pesquisa descobriu que, quando as células perdem o cromossomo masculino, elas esgotam os linfócitos T. Na prática, isso significa que não conseguem combater o câncer e os tumores crescem.

Porém, apesar de tornar os homens mais vulneráveis ao câncer, também os tornam mais responsivos ao tratamento de imunoterapia com os linfócitos.

Anteriormente, uma pesquisa do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) de 2020 já havia mostrado que a perda de seis genes importantes para o cromossomo Y aumenta o risco de desenvolver câncer. A nova descoberta complementa qual o papel do cromossomo nisso.

Segunda pesquisa

Com informações de El País