O sistema de chamada de emergência nos celulares Android é bastante importante para manter as pessoas seguras em situações pouco amigáveis, mas a polícia britânica afirma que recebeu centenas de ligações sem qualquer perigo ocorrendo em apenas um dia, justamente por conta desta ferramenta.

Leia mais:

O que você precisa saber:

O problema está focado no sistema recente de chamadas de emergência adotado pelo Android, onde o usuário pode pressionar cinco vezes o botão liga/desliga e o recurso é ativado. No Brasil a ferramenta está disponível e liga sozinha para o 190, podendo ser alterada para um número personalizado.

O problema é que existem pessoas acidentalmente pressionando o botão por cinco vezes e a chamada de emergência é efetuada. No Reino Unido, o órgão responsável por coordenar a polícia, chamado de National Police Chiefs’ Council, enviou um alerta para que o Google tome alguma providência.

Ligação de emergência no Android (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Ligação de emergência no Android (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Em toda a região, todos os serviços de emergência estão registrando um volume recorde de chamadas para o 999 (o 190 para os britânicos). Há algumas razões para isso, mas achamos que uma delas com impacto significativo está na atualização dos celulares Android.

National Police Chiefs’ Council

Google promete solução, mas depende das fabricantes

Na maior parte dos casos a ligação é atendida pela polícia ou serviço de emergência e nada é falado do outro lado. O órgão chama estas de ligações silenciosas e em alguns casos elas duram 20 minutos. Apenas em um domingo, a polícia britânica recebeu 169 destes chamados falsos.

O recurso foi implementado pelo Google no Android 12 em 2021, sendo adicionado na lista de funções que precisam estar disponíveis em todos os fabricantes. Com isso, não só os aparelhos Pixel têm o chamado de emergência ao tocar cinco vezes no botão liga/desliga, mas também está nos Samsung, Motorola, Asus, Sony, Lenovo, Xiaomi e qualquer outra marca.

Com informações: BBC.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!