Caso você jogue principalmente no computador, talvez seja hora de investir em um controle. Não que haja algo de errado em usar mouse e teclado, mas alguns jogos são mais agradáveis com direcionais analógicos.
Os controles são conhecidos por melhorar o desempenho dos jogadores, mas com uma variedade tão grande de marcas, modelos, qualidade e preços, como encontrar o controle ideal?
Como escolher o controle ideal para PC
Os inúmeros controles disponíveis no mercado são um reflexo dos diversos tipos de jogadores, por isso, primeiro é importante entender qual tipo de controle funciona melhor para as suas necessidades.
Compatibilidade e conexão
O primeiro aspecto a ser observado é a compatibilidade. Isso porque alguns controles podem ser conectados a consoles, computadores e celulares, enquanto outros só funcionam em um ou dois tipos de dispositivos – portanto, é preciso observar se o controle que você deseja comprar é compatível com o dispositivo em que você joga.
Ainda sobre esse assunto, observar como o controle é conectado ao seu dispositivo também pode fazer toda a diferença. Embora os controles com fio possam ser conectados diretamente ao computador ou console, eles podem acabar restringindo os movimentos. Os controles sem fio, por outro lado, oferecem mais espaço para movimentação, mas geralmente precisam ser instalados ou emparelhados por Bluetooth antes de serem usados, além de precisarem ser carregados ou ter suas baterias trocadas regularmente.
Recursos e durabilidade
Como mencionado, cada jogador é diferente, enquanto alguns têm mãos leves e jogam apenas duas vezes por mês, outros gostam de jogar com mais voracidade e o fazem todos os dias – e outros não se encaixam nesses exemplos opostos.
Por esse motivo, nos últimos anos, a maioria dos controles é construída para durar mais, mesmo com o uso regular. Entretanto, como isso depende da marca, é recomendável ler as avaliações de um controle e buscar recomendações confiáveis – ou optar por marcas mais conhecidas, como Microsoft, Logitech, Razer, Pichau, Sony e Redragon.
Além disso, os controles modernos geralmente vêm com recursos avançados, como feedback tátil e sensores de movimento, que podem acarretar em um preço maior. Nenhum desses recursos é necessário para que um controle funcione, mas eles podem melhorar a experiência geral e a imersão do jogador.
Design e ergonomia
Conforto é a palavra-chave aqui. Um controle deve caber nas suas mãos, sejam elas grandes ou pequenas, e ser confortável de usar. Os fabricantes têm tentado encontrar o equilíbrio certo para criar controles de tamanho perfeito para todos os jogadores, mas ainda é uma boa ideia ficar atento às informações de tamanho antes de comprá-los.
Muitos controles também são projetados com recursos ergonômicos, com o objetivo de reduzir a fadiga das mãos e aumentar o conforto durante longas sessões de jogo. Um dos exemplos deste recurso são os acabamentos texturizados, que não apenas têm boa aparência, mas também melhoram a aderência e o conforto durante o jogo – o que é especialmente importante para jogadores cujas mãos suam muito.
Lembre-se também de que a aparência não é tudo. Alguns controles podem ter iluminação led, uma cor ou um formato diferente, ou até mesmo ser estampados com personagens clássicos de jogos. Por mais legal que seja a aparência, ela não deve ser tão importante na tomada de decisão quanto, por exemplo, a durabilidade e a compatibilidade.
Com o controle certo, você pode ter melhores experiências e também aproveitar mais o jogo – é só uma questão de descobrir o que funciona para você.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários