O Instituto Butantan anunciou, mais uma vez, que segue recrutando adultos voluntários para os testes da segunda fase dos estudos da nova vacina brasileira contra a covid-19, a ButanVac, informou o Jornal Hoje. A intenção é preencher 400 vagas até agosto, mas até agora apenas 70 pessoas se candidataram. 

O que você precisa saber: 

Pessoas têm que ser vacinadas, no mínimo, quatro meses desde a última dose. A gente compara os títulos de anticorpos do voluntário com ele mesmo. Então, a gente testa antes dele ser vacinado e esse é ponto de partida para ver quanto ele ganhou de anticorpos com a vacinação. 

Fernanda Boulos, diretora-médica do Instituto Butantan. 

Anunciada em março de 2021 como uma alternativa brasileira e mais barata para imunizar a população contra a covid-19, a ButanVac usa uma tecnologia conhecida como produção por inoculação em ovo embrionado — a mesma utilizada nas vacinas contra a gripe, portanto, a qual o Butantan tem vasto conhecimento. 

Vale lembrar que há uma segunda vacina brasileira contra o vírus sendo desenvolvida, essa pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Fiocruz: a Spintec. Ela deve estar disponível no final de 2024.

Como se inscrever para os testes da vacina brasileira contra a covid? 

O Butantan está selecionando voluntários nas cidades de São Caetano, Serrana, Valinhos e capital (SP), além de Rio de Janeiro (RJ) e Volta Redonda (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF). 

Para participar, o voluntário deve ser maior de 18 anos e já ter recebido quatro doses de qualquer vacina contra a covid-19, além de ter condições médicas estáveis. 

Além disso, a última dose da vacina precisa ter sido aplicada em até quatro a oito meses. Os interessados podem se inscrever nos centros participantes descritos no site oficial do Butantan. 

Com informações do Jornal Hoje

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!