Nesta quinta-feira (22), os destroços do submarino Titan foram encontrados no fundo do oceano e indicaram que o submersível sofreu uma “implosão catastrófica”, conforme relato do contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger.

Resumo

O que é a implosão?

A implosão subaquática ocorre quando há um súbito colapso interno na embarcação, que estaria sob imensa pressão nas profundezas do oceano.

Quando a pressão externa excede a resistência da estrutura, ocorre um desequilíbrio de pressão nas partes interna e externa do submersível, resultando na implosão.

Em entrevista à CNN, o diretor de treinamento internacional da National Association of Cave Divers, Rick Murcar, disse que na profundidade onde os destroços do Titanic estão localizados há uma pressão de 393 kgf/cm² (ou 38,610,656 Pascal). Mas, a gente não está muito acostumado com essas unidades de medida para pressão, certo? Então vamos traduzir: isso equivale a mais ou menos 380 atmosferas ou 33 elefantes adultos sobre os ombros.

Vídeos simulam a implosão do submersível

Dois vídeos que simulam a implosão do submarino Titan, da empresa OceanGate, que levava os cinco passageiros, viralizaram no TikTok essa semana.

O vídeo, postado pelo @starfieldstudio, usa uma animação do submarino com uma legenda explicativa. Confira:

“O casco aqueceria imediatamente o ar no submarino para (uma temperatura) em torno da superfície do Sol, enquanto uma parede de metal e água do mar esmagava uma extremidade do barco à outra, tudo em cerca de 30 milissegundos”, diz a legenda do vídeo.

Outro vídeo usa um modelo 3D que parece um submarino militar, simulando a implosão ao se achatar e se enrolar em um pedaço de metal que rapidamente se desfaz.

Com informações de CNN, G1 e New York Post.