A empresa OceanGate e a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmaram na quinta-feira (22) a morte dos cinco tripulantes a bordo do submarinoTitan, que estava desaparecido desde domingo (18). Em meio às buscas e à revelação do acidente, internautas passaram a cobrar alguém improvável nas redes sociais: Elon Musk. Mas o que ele tem a ver com isso?
O que Elon Musk tem a ver com a OceanGate?
Desde que o submarino da OceanGate foi dado como desaparecido, o CEO do Twitter (twitteiro assíduo) não escreveu nada sobre o caso.
No entanto, os internautas descobriram um tweet da conta OceanGate Expeditions agradecendo à Starlink, companhia de internet de Musk, pela “conexão necessária para a missão ser um sucesso”.
Apesar de estarmos no meio do Atlântico Norte, temos a conexão de internet necessária para fazer da nossa operação de mergulho ao Titanic um sucesso. Obrigado, Starlink!
A culpa pelo acidente do submarino é de Elon Musk?
O que aconteceu com a conexão?
Depois que o submarino ficava entrava dentro da água, a tecnologia usada para comunicação era a do sonar. Na profundidade em que a embarcação estava, a 3,8 mil metros, não pegava sinal de internet, GPS ou ondas de rádio. Assim, o submersível teve que usar uma técnica mecânica, de ondas sonoras.
Além disso, o Titan, tecnicamente, não é um submarino: ele não pode se guiar sozinho e precisa do apoio de uma central para orientá-lo.
No início do ano, um outro tweet (que foi excluído pela OceanGate) agradecia novamente o apoio da Starlink nas missões de 2023.
O naufrágio do Titanic fica a cerca de 400 milhas da costa de Newfoundland. Sem nenhuma torre de celular no meio do oceano, contamos com Starlink para fornecer as comunicações de que precisamos ao longo deste ano de 2023.
Tweet excluído da OceanGate Expeditions
O que aconteceu com o submarino?
Fonte: Olhar Digital
Comentários