A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu mudar alguns critérios para que produções se classifiquem na categoria Melhor Filme do Oscar. Segundo informações do THR, entre as novas principais exigências está que, a partir de 2024, filmes deverão ficar em exibição nos cinemas dos EUA por mais tempo. 

Para quem tem pressa: 

Conforme apontou o THR, a mudança não deve afetar grandes produções, mas com certeza atingirá filmes originais de streamings, bem como distribuidoras independentes e filmes estrangeiros que estejam buscando indicações em categorias principais. 

Em 2022, por exemplo, a Apple conseguiu levar não apenas um, mas três estatuetas para casa com os direitos adquiridos de No Ritmo do Coração, incluindo a mais cobiçada categoria, a de Melhor Filme — isso porque a empresa decidiu investir US$ 1 bilhão por ano em filmes direcionados aos cinemas. 

Nossa missão é celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, e nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema. Com base em conversas com vários parceiros da indústria, sentimos que essa decisão beneficia artistas e cinéfilos na mesma medida.

Bill Kramer e Janet Yang, chefes da Academia, em nota oficial. 

A 96ª Cerimônia do Oscar acontecerá em 10 de março de 2024. Os indicados ao principal prêmio do cinema serão anunciados pouco antes, em 23 de janeiro.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!