O Twitter concordou em cumprir novas e duras leis da UE sobre notícias falsas, propaganda russa e crimes online depois que uma equipe de funcionários da Comissão Europeia entrou em sua sede para testar sua capacidade de operar legalmente na Europa.

A mudança ocorreu apenas algumas semanas depois que Elon Musk, proprietário do Twitter, abandonou o código de prática voluntário do bloco sobre desinformação.

No primeiro exercício desse tipo, funcionários da UE foram autorizados a entrar na sede da empresa nesta quinta-feira (22) para realizar exercício simulado com a equipe do Twitter para testar seus controles sobre propaganda russa, notícias falsas e atividades criminosas, incluindo exploração sexual infantil.

Thierry Breton, comissário responsável pela aplicação da nova Lei de Serviços Digitais, elogiou o fato de a empresa ter concordado voluntariamente com o teste.

Ele reiterou seu alerta a todas as empresas de mídia social de que a UE agiria com rapidez e firmeza para defender as novas leis abrangentes que entrarão em vigor em agosto.

Quando se trata de crime online, não pode haver meias-medidas. Plataformas online muito grandes precisam implementar os controles internos e recursos necessários para estarem prontas para as novas regras europeias.

Thierry Breton, comissário responsável pela aplicação da nova Lei de Serviços Digitais

As novas leis entram em vigor em 25 de agosto, mas os temores da UE de que o Twitter não a cumpra aumentaram, com um comissário alertando a empresa recentemente que uma operação de “faroeste” não seria tolerada.

As verificações do exercício abrangeram áreas, como conteúdo recomendado e controles, para combater conteúdo ilegal online, como exploração sexual infantil online, bem como a abordagem do Twitter à desinformação.

Breton, em visita de dois dias ao Vale do Silício, disse que o Twitter ainda tem longo caminho a percorrer para se preparar. “O Twitter está levando o exercício a sério e identificou as principais áreas nas quais precisa se concentrar para cumprir o DSA.”

Faltando dois meses para o novo regulamento da UE entrar em vigor, o trabalho precisa continuar para que os sistemas estejam em vigor e funcionem de maneira eficaz e rápida.

“Disse a Elon Musk e Linda Yaccarino [presidente-executiva do Twitter] que o Twitter deveria ser muito diligente na preparação para lidar com conteúdo ilegal na União Europeia.”

“Combater a desinformação, incluindo a propaganda pró-Rússia, também será uma área de foco, especialmente porque estamos entrando em período de eleições na Europa.”

Com informações de The Guardian