Os recursos digitais têm desempenhado um papel cada vez mais importante no relacionamento das empresas com os seus clientes. Com os avanços tecnológicos, as companhias têm à disposição uma ampla gama de ferramentas e plataformas digitais que podem ser utilizadas para melhorar a interação e a experiência dos consumidores.

Para se ter ideia, dentre os mais de 4 mil líderes de empresas globais entrevistados pela Morning Consult a pedido da IBM, mais de três quartos relatam que vão priorizar ou investir em tecnologia em 2023 de forma constante. Das companhias entrevistadas, 33% querem investir em IA, 24% em automação e 20% em chatbots.

Isso porque uma das principais maneiras pelas quais os recursos digitais podem ajudar no relacionamento com o consumidor é por meio da comunicação facilitada, a relação “frictionless”. As empresas podem usar canais digitais, como e-mail, chatbots, mensagens instantâneas e redes sociais, para se conectar rapidamente com os clientes, responder a perguntas, fornecer suporte técnico e resolver problemas. Essa comunicação instantânea e eficiente contribui para uma experiência positiva, ao mesmo tempo em que agiliza o processo de atendimento.

Ícones de avatar de call center masculino e feminino
Imagem: K3Star/Shutterstock

Outros benefícios da estratégia

Concluindo…

É imprescindível destacar que, embora os recursos digitais possam ser extremamente úteis no relacionamento com o cliente, o elemento humano ainda é fundamental. É necessário encontrar um equilíbrio entre o uso de tecnologia e a manutenção de uma comunicação pessoal e autêntica.

Os clientes valorizam muito a interação humana e a capacidade de receber um atendimento personalizado e atencioso. Portanto, as empresas devem usar a tecnologia como uma ferramenta para aprimorar o relacionamento, mas não como um substituto completo para o envolvimento humano. Que tal deixarmos o cliente escolher como ele prefere se relacionar com sua empresa?