Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Dourados retoma cadastro da biometria; mais de 35 mil eleitores não atualizaram os dados

24/06/2023 às 10:43
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Dourados retoma cadastro da biometria; mais de 35 mil eleitores não atualizaram os dados

Maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul, Dourados foi um dos primeiros municípios do Estado a retomar o cadastramento da biometria, que havia sido interrompido devido à pandemia da Covid-19. Mais de 35 mil eleitores ainda precisam realizar o cadastramento na cidade e, muitos desses, correm o risco de ter o título cancelado, caso não regularizem a situação.

A coleta da biometria é realizada de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, no Fórum Eleitoral e para cadastrar bastar comparecer ao local portando documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência.

Rosimeire Colhado, chefe do fórum eleitoral de Dourados, explica que a regularização o cadastro da biometria, da fotografia e da assinatura digital só podem ser colhidos pessoalmente, no fórum eleitoral e que na hora da coleta dos dados o eleitor também tem a opção de atualizar seu local de votação, uma vez que novos pontos foram abertos.

“Para desafogar os locais de votação em alguns pontos em Dourados nós abrimos mais três locais, sendo o CEIM Professora Zeli, no bairro Monte Carlo, o IFMS no Canaã I e a Fadir na região do Jardim da Figueira”, conta.

De acordo com o cadastro eleitoral, até o dia 21 de junho de 2023, dos 169.546 eleitores de Dourados, 134.100 já efetuaram a coleta de dados biométricos, que inclui a fotografia, assinatura e coleta de digitais, enquanto 35.446 ainda não fizeram o cadastro. 

Destes mais de 35 mil eleitores sem biometria, muitos não fizeram a coleta no período obrigatório em 2019/20 e em breve terão o título cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como os jovens que fizeram o título pela internet no período em que a coleta estava suspensa, caso não regularizem a situação.

“Estes novos eleitores que fizeram o pedido do título apenas pela internet, mesmo já tendo o título, também vão precisar ir ao Cartório para fazer a coleta de digitais, assinatura e fotografia”, afirma Rosimeire.

O cadastramento é realizado por ordem de chegada, de segunda à sexta, das 12h às 18h. O Fórum Eleitoral de Dourados fica à rua Montese, 435, no Jardim Londrina, próximo à Feira Municipal. 


O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h / Foto: Dourados News
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias