A Meta concordou em seguir a nova lei de conteúdo online da União Europeia (UE) e aceitou realizar o ‘teste de estresse’ voluntário do regulador do país. O exame é aplicado na empresa para determinar o quão bem a plataforma cumprirá as novas regras, que entram em vigor no fim de agosto. 

O que você precisa saber: 

Discussão produtiva com o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em Menlo Park, sobre as regras digitais da UE: DSA, DMA e AI Act. Concordamos em fazer um ‘teste de estresse’ em julho. O lema da UE é: Mova-se rápido para consertar as coisas. 

Thierry Breton, chefe da indústria da UE, no Twitter. 

O aceite da Meta vem após Breton alertar a big tech que ela teria que demonstrar as medidas que planeja tomar para cumprir as regras de conteúdo online da UE conhecidas como DSA após 25 de agosto, ou enfrentaria pesadas sanções — as novas leis entram em vigor em 25 de agosto. 

O DSA proíbe certos tipos de anúncios direcionados em plataformas online, como os destinados a crianças ou quando usam categorias especiais de dados pessoais, como etnia, opiniões políticas e orientação sexual. 

Recentemente, o Twitter também aceitou cumprir a lei e recebeu em sua sede uma equipe de funcionários da Comissão Europeia que aplicaram o teste para verificar sua capacidade de operar legalmente na Europa. Veja detalhes aqui

Com informações da Reuters