“Lançamento do Projeto ‘Dias de Museu e Ensino de História’ agita o sábado
Anuncie Aqui
Projeto “Dias de Museu e Ensino de História” será lançado neste sábado em Dourados
A Prefeitura de Dourados, em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realizará neste sábado, dia 24 de junho, às 9 horas, o lançamento do acordo de cooperação técnica inserido no Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão intitulado “Dias de Museu e Ensino de História”. O evento acontecerá no Museu de Dourados, localizado no anexo superior do Terminal Rodoviário Municipal Renato Lemes Soares.
Sob a coordenação dos professores Adriana Aparecida Pinto e Losandro Antônio Tedeschi, a parceria terá vigência até março de 2025. Durante esse período, estão previstas diversas atividades, como o levantamento, inventário, organização e catalogação de documentos e peças disponíveis no acervo do Museu. Também será realizado o acompanhamento e observação da equipe da UFGD, que estará presente semanalmente no Museu, auxiliando os servidores no atendimento ao público interessado em conhecer o espaço. Além disso, serão oferecidas formações iniciais e continuadas à comunidade universitária e à sociedade em geral, abordando as possibilidades de atuação em espaços museais. O projeto também apoiará a organização e o agendamento de visitas guiadas de instituições educacionais ao Museu.
De acordo com Adriana, o objetivo do projeto é contribuir para a formação de futuros professores de História que estão cursando licenciatura na UFGD, além de compartilhar essas informações com os professores que já atuam nas escolas públicas e privadas de Dourados. Ela destaca a importância de apresentar as possibilidades e potencialidades de trabalhar com museus, acervos, bibliotecas e espaços que preservam a história da cidade e dos bairros. A parceria entre a Prefeitura e a universidade foi buscada por mais de quatro anos e foi concretizada na atual gestão, com o apoio do Secretário de Cultura Francisco Chamorro, que se empenhou em ouvir e mediar as expectativas.
O projeto contará com dois grupos de trabalho, compostos por 15 estudantes bolsistas cada, que realizarão uma agenda de atividades de extensão. Inicialmente, devido à falta de um espaço definido para abrigar o acervo do museu, serão iniciados os trabalhos de organização documental no segundo semestre. O Museu possui uma riqueza de documentos que necessitam de higienização, catalogação e organização, e essas serão as primeiras atividades a serem desenvolvidas, conforme destaca a professora.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários