Ainda vai demorar um pouco até que possamos colocar as mãos nos óculos de realidade mista da Apple. No entanto, a big tech já lançou o primeiro visionOS Developer Beta e o visionOS SDK, que permitem os desenvolvedores criarem aplicativos para o Vision Pro.

Inicialmente, a Apple confirmou que o Vision Pro executará aplicativos iPadOS. Por isso, o dispositivo sairá de fábrica compatível com um catálogo extenso de aplicativos.

Apesar disso, apenas algumas horas após o lançamento do sistema operacional do Vision Pro, desenvolvedores já começaram a divulgar suas criações nativas e mostrar resultados preliminares nas redes sociais. Veja a seguir os primeiros programas de terceiros criados para o gadget.

Task App

A primeira versão do Task App para Vision Pro mostra uma janela suspensa com todas as tarefas à vista. Segundo o desenvolvedor Mustafa Yusuf, a primeira versão rodou sem erros.

Flighty

Como o nome sugere, Flighty te permite rastrear voos no iPhone e iPad. Agora, você também poderá acompanhá-los em um programa que se parece com isto:

Aplicativo de geolocalização

Embora não tenha nome, o próximo aplicativo exibe o potencial do Vision Pro em questão de geolocalização. Ao contrário dos anteriores, onde você viu uma foto, aqui você já pode ver um vídeo do aplicativo em funcionamento.

ComicReader

Ao olhar este aplicativo do Vision Pro, é possível pensar que é o fim do Kindle. Brincadeiras à parte, veja o potencial de uma nova forma de leitura de quadrinhos, revistas e livros nos óculos.

Aplicativo de bate-papo

O próximo aplicativo da lista pode ser tanto para bate-papo, quanto para IA generativa. De qualquer forma, o interessante é ver a interface de tela e teclado virtual. Esse é um dos primeiros vislumbres de como será a escrita dentro dos óculos.

Via BGR.