A Inteligência Artificial é uma tecnologia que pode beneficiar muitos produtores rurais, já que ela é capaz de processar uma grande quantidade de dados e fornecer insights valiosos. Isso ajuda em todas as decisões estratégicas para otimizar a produção e maximizar os lucros.
Por muito tempo, esse setor precisou tomar suas decisões apenas pelo instinto, o que, na maioria das vezes, não dava certo. Além disso, a tecnologia nem sempre fez parte da sua realidade. Ter um celular para ligar para um cliente em potencial, por exemplo, demorou muito tempo para acontecer.
Hoje, em muitas áreas rurais já há acesso à internet e os produtores possuem smartphones, o que mostra que ter aplicativos de IA que auxiliem nas tomadas de decisões está muito mais próximo desse setor.
Afinal, o agronegócio vem crescendo e movimentando a economia em nosso país. Ele é responsável por 27% do nosso PIB e o Relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) coloca o Brasil na 25ª posição entre os maiores exportadores do mundo.
Estamos falando de um setor em expansão, seguro e promissor. No entanto, para continuar em pleno crescimento, é necessário investir em tecnologias. A IA é uma das promessas para o agronegócio.
Separei cinco aplicações em que a inteligência artificial pode ser útil no campo e que podem ajudar os produtores rurais.
Reconhecimento de problemas na lavoura
A partir da IA, qualquer propriedade rural pode ser mapeada digitalmente e as máquinas podem ser treinadas para reconhecer qualquer problema que aconteça na lavoura, como a existência de doenças ou pragas, além de se mostrar eficaz para entender se existe uma insuficiência de água ou nutrientes.
Dieta personalizada para os animais
Com base na raça, idade, peso e necessidades nutricionais de cada animal, a IA pode ajudar os produtores a montar uma dieta personalizada e balanceada que garantam o crescimento saudável e uma produção eficiente.
Progresso genético dos animais
A Inteligência Artificial tem um papel importante na seleção genômica, já que consegue analisar uma grande quantidade de dados genéticos e identificar os animais com maior potencial produtivo. Essas informações ajudam os produtores a tomarem as decisões mais assertivas sobre cruzamentos, progressos genéticos e até mesmo melhorando a qualidade do rebanho.
Ordenha de animais
Outro ponto que a IA é extremamente importante e já deixou muitas fazendas mais eficientes foi na questão da ordenha. Por meio de um robô, sensores e algoritmos permitem que as máquinas identifiquem o rebanho, posicionem os animais e façam a ordenha. Além disso, a inteligência artificial consegue identificar a qualidade do leite e qualquer alteração que indique um problema com a saúde da vaca.
Cadeia de suprimentos e logística
É possível, por meio da IA, otimizar a cadeia de suprimentos agrícola, rastreando e gerenciando a produção, armazenamento, transporte e distribuição de alimentos. Isso ajuda a reduzir desperdícios, melhorar a eficiência logística e garantir a segurança alimentar.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários