Em mais uma tentativa de expandir seus serviços de internet para áreas remotas, a Alphabet, controladora do Google, irá agora tentar levar o acesso à banda larga em regiões rurais usando lasers. Segundo reportagem da Reuters, o projeto conhecido como Taara foi iniciado em 2016, depois que as tentativas de usar balões estratosféricos apresentaram problemas ante aos altos custos.
O que você precisa saber:
Desta vez, as coisas estão progredindo melhor.
Mahesh Krishnaswamy, diretor e líder do projeto Taara.
O laboratório X é a divisão de pesquisa da Alphabet e geralmente assume projetos que beiram a ficção científica (ele também vem sob o nome de Google X Lab). O setor deu origem à empresa de tecnologia autônoma Waymo, ao serviço de entrega de drones Wing e à startup de tecnologia de saúde Verily Life Sciences.
Taara está movendo mais dados todos os dias do que Loon [projeto com balões] fez em toda a sua história.
Astro Teller, chefe da divisão X.
À Reuters, o diretor de tecnologia da Airtel, Randeep Sekhon, acrescentou que a Taara também deve ajudar a fornecer serviços de internet mais rápidos em áreas urbanas de países desenvolvidos.
Google e seu investimento na Índia
Em julho de 2020, o Google direcionou US$ 10 bilhões em investimentos para digitalizar a Índia – embora o país marque presença no ranking de países com mais usuários conectados à internet, assim como em diversos territórios, suas regiões mais distantes da área urbana sofrem com a falta de acesso, como as aldeias em Osur, onde o diretor Krishnaswamy cresceu.
Existem centenas de milhares dessas aldeias em toda a Índia. Mal posso esperar para ver como essa tecnologia pode ser útil para colocar todas essas pessoas online.
Com informações da Reuters
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários