A montadora britânica Aston Martin fechou um acordo que dará à fabricante norte-americana de veículos elétricos (EV) Lucid Motors uma participação de 3,7% na empresa em troca de acesso à sua tecnologia de “alto desempenho”. O novo negócio foi anunciado pela Aston nesta segunda-feira (26). 

O que você precisa saber: 

O acordo com a Lucid dará a Aston “acesso à tecnologia líder da indústria da Lucid para seus BEVs (veículos elétricos a bateria), incluindo trens de força elétricos e sistemas de bateria”. 

A montadora britânica, conhecida por seus carros de luxo, planeja um híbrido plug-in em 2024 e seu primeiro EV para 2025. O objetivo da empresa é oferecer uma gama de veículos Sport/GT e SUVs totalmente eletrificados até 2030.

Até agora, a Aston Martin contava com a Mercedes para fornecer a tecnologia de que precisava, mas anunciou também nesta segunda algumas alterações em seu acordo com a montadora alemã — a Mercedes não aumentará sua participação conforme planejado, mas continuará fornecendo à Aston acesso ao motor e tecnologia EV. 

A corrida da Aston para eletrificar sua frota se deve ao rápido avanço do mercado e concorrência no ramo dos veículos elétricos, o qual a Tesla de Elon Musk lidera. Em diversos países, incluindo o Brasil, EVs estão se tornando cada vez mais populares — uma recente pesquisa da plataforma Olho no Carro, por exemplo, mostrou que entre 2022 e 2023 houve aumento de 300% na busca por veículos EVs seminovos no país. 

Optar pela Lucid como nova parceria parece ser uma escolha estratégica e acertada, já que a empresa rival da Tesla é especialista em EVs de luxo e é dona do Lucid Air, considerado o melhor sedã elétrico de 2021 pela revista Motor Trend. O veículo ganhou o tradicional prêmio de Carro do Ano, batendo modelos como o Mercedes-Benz EQS e o Porsche Taycan.

Com informações da Reuters