Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESAção contra o tráfico de drogas destaca a fronteira como área de...

Ação contra o tráfico de drogas destaca a fronteira como área de risco e reforça a importância da prevenção

spot_img

Ação de combate às drogas destaca vulnerabilidade na fronteira e enfatiza prevenção

Nesta segunda-feira (26), a Polícia Federal realizou uma ação em parceria com outras instituições de segurança para marcar o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito. O evento ocorreu na sede da delegacia, com a participação de cerca de 400 estudantes da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso. A atividade envolveu dinâmicas, palestra e apresentação das instalações e veículos da Polícia Federal.

O delegado Alexander Taketomi, da Polícia Federal, ressaltou a importância de abordar a prevenção do uso de drogas com os jovens, que muitas vezes estão envolvidos no mundo das drogas e do crime. Essa realidade é um alerta para os órgãos de segurança, especialmente nesta região de fronteira com o Paraguai.

A ação conjunta da Polícia Federal e outras entidades busca conscientizar sobre os danos causados pelas drogas em todas as fases da vida, mas com ênfase nos jovens. Sabe-se que quanto mais cedo o uso de drogas, maior o impacto na vida desses jovens, por isso é crucial investir em prevenção. A proximidade com a fronteira do Paraguai aumenta a vulnerabilidade dos jovens nesta região, tornando esse trabalho ainda mais importante.

O delegado mencionou a intenção de realizar atividades similares com outros alunos da rede pública, com o objetivo de apresentar o trabalho da Polícia Federal e transmitir a ideia de que o caminho longe das drogas e do crime é o melhor caminho.

O diretor da Escola Estadual Reis Veloso, José Carlos Severiano, destacou a importância da atividade e o impacto positivo que teve nos alunos. Ele ressaltou a necessidade de trabalhar na conscientização dos estudantes para que se mantenham afastados das drogas.

Um dos estudantes, Brenno Soares de Oliveira, expressou seu apoio às ações de combate às drogas, destacando a influência positiva que os agentes de segurança têm sobre os jovens. Ele também enfatizou a importância de debater o tema como forma de prevenção, considerando que conhece pessoas que se perderam no mundo das drogas.

Para a estudante Bárbara Ellen Kist Vitorino, a influência negativa é perigosa para os menores e o tema das drogas precisa ser tratado abertamente, tanto na escola quanto em casa.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei nº 11.343/2006, continua com sua programação até o dia 30 de junho de 2023. Diversas atividades estão sendo realizadas em diferentes cidades, incluindo incinerações de drogas e ações educativas nas escolas, visando conscientizar e prevenir o uso de entorpecentes.

  • Dourados:
    • Incineração de 1 tonelada de maconha.
  • Naviraí/MS:
    • Incineração de 2.685,81 kg de drogas, sendo 1,81 kg de cocaína e 2.684 kg de maconha, em uma indústria na cidade de Itaquiraí/MS.
    • Previsão de nova incineração de aproximadamente 2 toneladas de maconha.
    • Palestra e atividades educativas na Delegacia de Polícia Federal em Naviraí/MS, voltadas para alunos e professores da Escola Professor José Carlos da Silva.
  • Ponta Porã/MS:
    • Ação educativa na Escola Joaquim Murtinho, no dia 29 de junho.
    • Ação de conscientização com exposição de viaturas ostensivas da Polícia Federal no Parque dos Hervais, com o objetivo de aproximar a população da PF e esclarecer sobre as atividades de combate ao tráfico de drogas.
    • Incineração de 2 toneladas de drogas, incluindo maconha e skank.
  • Três Lagoas/MS:
    • Ação educativa com a Escola Maria Eulália Vieira, incluindo visita às instalações da Delegacia de Três Lagoas e orientações sobre o trabalho da Polícia Federal.
    • Incineração de 345 kg de drogas.

As incinerações são autorizadas judicialmente, acompanhadas por agentes da vigilância sanitária e do Ministério Público estadual, além de serem fortemente escoltadas pela Polícia Federal.

Fonte: Dourados News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img